Seja para compor o ambiente do quarto, para que ajude a te esquentar no inverno aliado a um cobertor, ou para apenas te cobrir no verão, o edredom é uma peça de cama essencial. Escolher este item pode ser mais difícil do que parece, afinal são muitas questões a se considerar, que vão de estilo à funcionalidade. Por isso nós separamos as principais dicas de como escolher o melhor edredom. Confira!


Preze pela boa qualidade e acabamento

Como escolher o melhor edredom

É muito importante notar o material do qual o edredom é feito, pois cada tipo possui um toque diferente na pele. Alguns também esquentam mais que os outros, portanto a escolha deve ser com base na função que a peça terá. Os principais tipos de material que você irá encontrar em edredons são:



Algodão: É um tecido muito macio e confortável, além de ser recomendado para climas quentes e úmidos como o do Brasil. Isto porque possui uma ótima capacidade de absorção de umidade. Também é bastante durável, e resiste bem às lavagens.


Microfibra: É leve, macio e não amassa com facilidade. É composto por poliéster que tem o benefício de ser antialérgico. A microfibra é bastante resistente, além de ser respirável. Aquece, mas não esquenta tanto, e favorece uma boa troca de calor entre corpo e ambiente.

Fique atento também ao acabamento. Note se as costuras são firmes e não irão se desfazer com facilidade nas lavagens.



Atenção ao enchimento do edredom



É importante observar também o conteúdo do edredom, afinal, este fator irá alterar não só a espessura do edredom, mas também sua textura e sensação térmica. Primeiro, é importante frisar que o enchimento pode ser composto por itens naturais, como penas e plumas, ou sintéticos como o poliéster.

Os sintéticos oferecem uma praticidade maior na lavagem e mantém seu corpo aquecido, enquanto os naturais distribuem o calor por toda a extensão do edredom, e funcionam como um isolante térmico.

Outro fator importante a se notar é que quanto mais grosso for o edredom, mais quente ele será, por isso prefira este tipo de espessura para o inverno. Já os mais finos são ideais para o verão e a meia estação.


Considere a decoração do quarto para escolher as cores e o estilo

Como escolher o melhor edredom.jpg

Muitas pessoas usam o edredom também como cobre-leitos, e daí a importância de se atentar ao estilo e cores da peça. Para não errar na composição do quarto, prefira cores neutras, com estilos mais tradicionais. Se o item for branco vai dar leveza e pureza ao ambiente. Nós já ensinamos aqui como cuidar da roupa de cama branca, caso você opte por esta cor. Vale a pena conferir!

Se você deseja um estilo mais romântico, aposte em estampas florais e em tons pastéis. Caso queira seguir uma decoração mais moderna opte por estampas geométricas, linhas e cores mais fortes, como vermelho, azul escuro e até mesmo preto.

Tamanho ideal do edredom

Escolher o tamanho adequado é importante por diversos motivos. Primeiro porque é preciso cobrir toda a extensão de sua cama, sem deixar o lençol o box da cama aparentes. Segundo porque o edredom deve ser suficiente para cobrir duas pessoas, no caso de uma cama de casal. Afinal, ninguém quer acordar com frio e descoberto, por isso quanto maior o edredom, menores as chances de isso acontecer.

Compre a peça ideal para o seu tipo de cama para que ela tenha um caimento perfeito. Anote as dimensões de cada cama:

  • Cama casal comum: 188cm de altura X 138cm de largura.

  • Cama de solteiro comum: 188cm de altura X 88cm de largura.

  • Cama king size: 193cm de altura X 203cm de largura.

  • Cama queen size: 198cm de altura X 158cm de largura.


Deve-se levar em conta também a altura do colchão, para que o edredom cubra a cama por completo.


Gostou das nossas dicas? Encontrar o melhor edredom para você e sua família será uma tarefa muito mais fácil!

E se quiser receber mais conteúdos exclusivo como esse, basta acessar o link: