Temos uma pergunta muito importante para você: ao adquirir seus produtos de cama, você presta atenção nas instruções de embalagem, como a composição e as instruções de lavagem do produto? Esses detalhes devem ser observados no momento da compra! Afinal se você quer saber como lavar roupa de cama é preciso saber que cada item requer um cuidado especial para manter sua qualidade e garantir uma durabilidade maior.

 O primeiro passo para lavar um item de cama certamente é verificar as instruções encontradas na etiqueta do produto que indicam o modo de lavagem, secagem e alguns cuidados mais específicos. Isto porque cada peça possui algumas regras para não perder a qualidade na hora da lavagem. Confira algumas dicas de como lavar roupa de cama da maneira correta:

Lençóis e fronhas

Primeiramente é necessário saber que a troca de roupa de cama deve acontecer semanalmente. É tempo suficiente para o acúmulo de sujeira, suor e microrganismos como ácaros e fungos. Quando a troca demora a ocorrer você coloca sua saúde em risco e por adquirir alergias e doenças. Outra dica importante é sacudir as peças antes da lavagem, para retirar o excesso de poeiras, eventuais pelos de animais e cabelos.

Quanto à lavagem, estes itens podem ser colocados na máquina normalmente, mas tenha atenção ao tipo de sabão utilizado. O sabão líquido é o mais recomendado, pois facilita no enxague da peça. Sabão em pó pode ficar acumulado na peça.

Nunca deixe o lençol de molho por muito tempo e não use água sanitária. Dessa forma você evita o desgaste na lavagem

 

Se você tem roupa de cama branca para lavar, confira o nosso artigo sobre a lavagem específica desta cor:

 

5 Cuidados essencias com a roupa de cama branca

 

Edredom

Como o edredom geralmente é grande e pesado, ele também pode ser lavado em lavanderias ou em máquina de lavar que suporte seu peso e tamanho. No entanto deve ser por pouco tempo para evitar o atrito.

Sempre deixe o edredom secar na sombra. Se for passar esta peça, ajuste o ferro a uma temperatura de 110ºC, que não é prejudicial. Mas lembre-se os edredons de matelassê não devem ser passados, pois com o calor e o peso do ferro, o produto pode perder volume.

Deixe secar à sombra em um local ventilado para evitar mau cheiro.

Manchas na roupa de cama

Diversos tipos de manchas podem surgir na roupa de cama, por isso siga algumas dicas para removê-las com sucesso:

 

  1. Retire a mancha imediatamente para que sejam removidas com eficácia, quanto mais tempo você espera para lavar a peça mais a mancha vai se fixar.

  2. A mancha tem que ser retirada antes da lavagem da peça para evitar que ela fique maior.  Ou ainda dependendo do que causou a mancha, como algumas tintas, há o risco de transferir para outros itens durante a lavagem.

  3. Não esfregue o local da mancha com força, nem lave com água quente. A água fria é a mais indicada para lavar os itens de cama, pois ajuda a conservá-los por mais tempo.

E se você quiser mais dicas exclusivas sobre como deixar seu enxoval sempre limpo e cheiroso, acesse o nosso infográfico:



3 Comments