Nada como armários organizados! A sensação de ver tudo bem arrumado quando se chega em casa é bem prazerosa, não é mesmo?  Além disso é muito mais fácil encontrar suas roupas e outros objetos quando está tudo em seu devido lugar. Porém essa ainda não é uma realidade para muitas pessoas, que apesar de tentarem, não conseguem manter a arrumação em dia. Pensando nisso nós trouxemos algumas dicas práticas para você saber como organizar armários, e evitar retrabalho todos os dias. Confira!


Organizando o guarda-roupas

como organizar guarda-roupas

Algumas dicas simples podem facilitar a disposição das suas roupas e acessórios no armário. Para isso reserve um dia para realizar a primeira organização, que é a mais importante.



Jogue fora, doe ou venda o que você não usa mais


Este passo é bem simples, e precisa de uma periodicidade que você mesmo irá criar. Por exemplo, a cada 3 meses em um sábado, separe tudo o que você não usa há mais de 6 meses. Tenha 3 recipientes para distribuir os itens entre: 


  • peças rasgadas ou manchadas que não tem conserto para jogar fora;

  • peças que não servem ou não seram mais usadas, que estejam em bom estado para serem doadas;

  • peças novas ou seminovas que podem ser vendidas;


Você pode fazer o bem, além de conseguir uma renda extra com a venda do que não está sendo usado, enquanto otimiza o espaço do seu armário.


Deixe apenas os itens da estação atual disponíveis


Itens fora da estação devem ficar guardados separadamente dentro do armário, para facilitar o manuseio apenas do que você realmente irá usar no dia a dia. Para isso, utilize caixas ou cestos com furos, que permitam que as roupas guardadas continuem recebendo ventilação, e não fiquem com aquele cheiro desagradável característico de itens esquecidos no armário.



Use separadores e organizadores nas gavetas


No guarda-roupa, meias, roupas íntimas, gravatas, acessórios, lenços, maquiagens e todas as peças miúdas precisam de lugar. E de preferência um que seja fácil de manusear e guardar novamente. Quando vamos otimizar espaços precisamos pensar na disposição funcional dos objetos, principalmente daqueles que são menores, e por isso mais fáceis de desarrumar.

Geralmente o melhor lugar para guardar esses itens é a gaveta, onde você pode usar colmeias organizadoras e separadores.



Coloque os itens que você mais usa nos lugares acessíveis


Como organizar armários


A forma mais fácil de manter a organização é a disposição dos itens de forma limpa e acessível, para facilitar a visualização de todas as peças. Dessa forma na hora de pegar algo específico não será preciso bagunçar nada. 

Por isso coloque aquilo que você mais costuma usar à vista, como por exemplo, as peças íntimas na primeira gaveta.



Separe as roupas por cor 

Como organizar armários separando por cor

Outra forma muito útil de organizar as roupas para facilitar a visualização é separar todas por cor. Dessa forma você saberá exatamente o local onde vai procurar a peça ideal para o look que você está montando no momento.


Como organizar armários de cozinha

Como organizar armários de cozinha


Uma cozinha pequena com poucos armários, como em apartamentos, pode ser o pesadelo de organização de muitas pessoas. Mas calma, que nós temos algumas soluções para você que se encontra nesta situação!



Embalagens e recipientes com etiquetas



Tenha recipientes para cada alimento ou condimento, e coloque etiquetas em todos com o nome do produto. Dessa forma você otimiza espaço, e ainda consegue colocá-los visíveis como decoração.


Separe os alimentos 


Coloque os alimentos fechados em uma prateleira e os abertos em outra. Separar dessa forma vai evitar muitos acidentes, e até mesmo desperdícios. Separe inclusive aqueles que estão próximos de expirar a data de validade, de forma que eles fiquem à vista.

Utilize prendedores ou qualquer tipo de vedadores nos pacotes já abertos, para proteger e conservar os alimentos.



Potes de plástico guardados da melhor forma


Potes de plástico ocupam espaço, e cada pessoa tem uma preferência na hora de guardá-los para diminuir o volume deles. Se você prefere guardá-los com as respectivas tampas, já percebeu o quanto o espaço fica reduzido no armário.

O jeito ideal é guardar um pote dentro do outro e separar as tampas de um jeito mais fácil de encontrá-las.


E aí? Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos como esse! E para não perder nenhuma novidade assine nossa newsletter:

Comment