Com as estações mais quentes do ano, chega a hora de guardar aqueles edredons e cobertores que não têm mais serventia nenhuma com o calor excessivo. E isto pode ser um problema, já que estas peças ficam guardadas por meses, e quando finalmente precisam ser usadas, estão com mau cheiro. Certamente você lava suas peças para guardá-las, e lava novamente quando precisa utilizá-las novamente, não é mesmo?

E se você puder evitar este trabalho todo com a lavagem, seguindo 5 passos simples para apenas guardar estas peças corretamente? Leia a seguir.


1º passo: Prepare o armário


Como organizar edredons e cobertores

A primeira coisa a ser feita é preparar o local onde o armazenamento será feito, pois isto fará toda a diferença. Seu armário ou guarda-roupa precisa estar em ordem para que você guarde seu edredons e cobertores. Portanto, faça uma limpeza prévia do espaço, a fim de evitar a umidade e o mofo. Você também pode usar pastilhas antimofo, espalhando-as pelo local de armazenamento.



2º passo: Edredons e cobertores limpos e secos


Como guardar edredons e cobertores - limpos e secos



Pode parecer óbvio, mas nunca guarde seus cobertores sujos. O mau cheiro também provém do suor e outros fluidos que podem ter entrado em contato com as peças durante o uso. Por isso, efetue a lavagem normalmente com sabão em pó e amaciante. Em seguida coloque-os para secar ao sol. Deixe que sequem completamente, porque do contrário correm o risco de ficarem manchados ou embolorados.



3º passo: Dobre de forma correta

Como guardar edredons e cobertores - dobrar corretamente





Dobrar as peças corretamente evita a deformação, e ajuda na disposição de lugares do armário ou guarda-roupa. Você pode dobrar do jeito que já está acostumado. Mas prefira uma dobra padrão que não amasse as peças, e que permita ao menos duas pilhas lado a lado no mesmo espaço.









4º passo: Proteja as peças



Embale seus edredons e cobertores à vácuo, pois é uma forma de protegê-los, ao mesmo tempo que diminui o volume das peças e economiza espaço no armário. Sacos de TNT também são uma ótima opção para armazenamento

Já guardar peças em  sacos plásticos não é recomendado, porque facilita a produção de umidade e um rápido aumento de microrganismos responsáveis. Estes são fatores que consequentemente podem causar alergias.


5º passo: Exponha-os ao sol periodicamente

Como guardar edredons e cobertores - expor ao sol


Este passo é muito importante para sua saúde, afinal peças guardadas por muito tempo podem ativar a alergia de qualquer um. Sempre coloque seus edredons e cobertores em um varal no sol, ao menos uma vez ao mês. Isto irá impedir qualquer mau cheiro, bem como o mofo, ácaros e fungos. Basta deixá-los no sol por cerca de 5 horas, e depois dobrar e armazenar como ensinamos nos passos anteriores.



Agora você já sabe como armazenar seus edredons e cobertores adequadamente. No inverno suas peças estarão prontas para serem usadas, sem que você precise ter o retrabalho de lavar todas novamente.

Continue acompanhando nosso blog para não perder nenhuma dica! E quer receber mais conteúdos exclusivos como este diretamente em seu e-mail?