Suas toalhas estão ásperas e não tem mais aquele toque gostoso que costumavam ter quando você as comprou? Essa sensação é desagradável e faz com que algumas pessoas até descartem boas toalhas por conta disso. Afinal ter uma boa toalha de banho é essencial para a experiência de relaxamento ser completa. Por isso nós trouxemos 5 ótimas dicas para te ensinar como amaciar toalhas de banho, e salvar aquelas que são as suas favoritas. Confira e anote cada uma delas.



1 - Lave com água na temperatura certa


como amaciar toalhas


A temperatura da água pode ser um fator decisivo na maciez de seus itens de banho. A água quente, por exemplo, ajuda a amolecer as fibras da toalha e facilita a penetração do sabão na peça. Mas é aconselhável usá-la para lavar apenas aquelas que são mais velhas, pois pode causar um leve desbotamento e encolhimento. Existem algumas máquinas de lavar que usam água em temperaturas mais altas. Mas se a sua não tem essa configuração, basta deixar suas peças de molho em água quente por meia hora.

Já para as toalhas novas dê preferência por lavar normalmente com água fria, principalmente para conservar a cor delas.




2 - Quantidade exata de sabão em pó


amaciar toalhas de banho


Você acha que quanto mais sabão melhor para limpar suas peças? Não é bem assim! O acúmulo deste produto prejudica muito as toalhas, e é um dos principais responsáveis pela perda de maciez. Para evitar que resíduos de sabão se acumulem nas fibras do tecido, sempre utilize uma quantidade menor do produto. 




3 - Amaciar toalhas de banho sem amaciante

toalhas de banho macias



Ao contrário do que você pode imaginar, o amaciante não é o melhor produto para deixar suas toalhas macias. Na verdade ele cria uma camada gordurosa, à medida que vai sendo usado na peça, o que favorece a impermeabilização das fibras. Sabe aquela sensação de a toalha não estar secando como deveria, e que está áspera? É exatamente isso que o uso prolongado do amaciante causa.

Mas calma, existe um outro produto barato e prático que vai te ajudar a dar maciez, sem prejudicar seus itens de banho: o vinagre de álcool! Ele pode ser usado exatamente como o amaciante, na gaveta própria da máquina. Ele auxilia na manutenção das cores do tecido, limpa as fibras, e além disso tira aquele cheiro desagradável das toalhas molhadas.  




4 - Secar da maneira adequada

dicas para amaciar suas toalhas


Deixe suas toalhas secando sempre à sombra e em um local ventilado. O contato com o sol também estraga as fibras, ressecando-as e dando aquele toque áspero ao tecido.

Tenha cuidado também com as secadoras de roupa! Configure sua máquina para secar na menor temperatura possível.



5 - Passar com ferro?

como amaciar toalhas de banho

Nunca, em hipótese alguma passe suas toalhas! O calor excessivo do ferro danifica as fibras e ajuda a diminuir a absorção do tecido. Ao invés de usar o ferro, o ideal é passar as toalhas com as mãos, esticando-as bem em cima de alguma superfície lisa. Depois é só dobrar do jeito que você está acostumado.


Agora, se você quiser evitar que suas toalhas de banho voltem a ficar ásperas, é necessário lavá-las da forma correta sempre. E para te ajudar nós preparamos um outro artigo especial:

Como lavar toalhas de banho da forma correta em 5 passos simples



Esperamos que você tenha gostado de todas as dicas, e que consiga manter suas toalhas sempre macias!

Continue acompanhando nossas novidades, dicas e lançamentos de produtos em nosso Instagram:

Comment