Viewing entries in
Dicas

Como lavar toalhas de banho da forma correta em 5 passos simples

Como lavar toalhas de banho da forma correta em 5 passos simples

Você sabe como lavar toalhas de banho corretamente? Se suas toalhas de banho estão ásperas, ressecadas e não são mais as mesmas de quando você comprou, a resposta é um pouco dura: você não sabe. Isto porque não bastam só sabão em pó e amaciante em uma máquina para que a limpeza ocorra de forma adequada.

É por isso que vamos te ensinar 5 passos para que a lavagem seja eficaz o suficiente para que elas fiquem bem parecidas com aquelas dos hotéis. Afinal, uma toalha macia, limpa e com boa aparência faz bem, não é mesmo? Leia até o final, porque temos um bônus para você!


1 - Atenção redobrada ao modo de lavagem

Como lavar toalhas corretamente

Antes de tudo temos um conselho muito importante. Suas toalhas novas devem ser lavadas logo antes do primeiro uso. Quando ela está exposta na loja sem qualquer proteção, ela toma contato com diversas impurezas e bactérias. Até mesmo resíduos acumulados durante a fabricação podem estar na sua toalha nova. Portanto, sempre siga este passo de higienização.

O sabão em pó pode ser prejudicial às suas toalhas, então dissolva em água antes de colocar na gaveta da máquina.

Quanto à temperatura, o ideal é que a água esteja fria, pois a água quente ajuda a desbotar a cor e diminuir a absorção da toalha.


2 - Lave separado de outras peças

Como lavar toalhas de banho

Resista ao impulso de colocar as toalhas com outros itens de cama e mesa, mesmo que você queira evitar muitas lavagens da máquina. O certo é lavar as toalhas juntas, sempre separando por cor. Nunca lave toalhas escuras com as claras.

3 - Substitua o amaciante por vinagre

Como lavar toalhas de banho

Ao contrário do que muitos imaginam, o amaciante não dá maciez às toalhas. Ele deixa uma camada gordurosa com o tempo de uso. E esta camada vai impermeabilizando a toalha, dando aquela sensação de que não está secando o corpo corretamente. Use vinagre branco de álcool como substituto. Você pode, inclusive, colocá-lo na gaveta do amaciante da máquina de lavar.

O vinagre auxilia na manutenção das cores, limpa as fibras e remove cheiros desagradáveis, que geralmente surgem com a toalha molhada, além de ser muito mais em conta.

4 - Não use ferro de passar

Como lavar toalhas de banho corretamente


O ferro de passar é um dos maiores inimigos das toalhas. Por ser uma fonte excessiva de calor, ao entrar em contato com as fibras da toalha causa danos, como a diminuição de absorção de água. Mesmo que sua toalha seja de alta qualidade, ao ter contato com o ferro ela irá perder a maciez e se tornará áspera. Ao invés de passar com o ferro, antes de dobrá-la você pode apenas desamassar com as mãos. Terá um efeito eficaz e o melhor: sem alterar o tecido da toalha.

5 - Coloque para secar corretamente


Seque sempre à sombra, em um local bem ventilado. Evite ao máximo a exposição das suas toalhas ao sol, pois ele pode danificar as fibras, deixando-as ressecadas e enrugadas. Se você tiver uma secadora em casa, pode usar tranquilamente, com atenção à temperatura. Prefira sempre as temperaturas mais baixas, porque assim você vai manter sua toalha sempre macia.

Dica bônus: como lavar toalhas de banho que já estão muito ressecadas e renová-las


Sim, suas toalhas mais antigas têm jeito! Apenas faça algumas lavagens especiais, para devolver maciez, brilho, desengordurar e até mesmo clarear as suas toalhas de banho. Para que o resultado seja eficaz basta efetuar esta lavagem de 3 a 4 vezes. É importante que a toalha já esteja limpa antes de seguir este passo-a-passo.

  1. Coloque 1 copo americano de álcool para cada 2 litros de água fria em uma bacia. Deixe as toalhas de molho nessa mistura de um dia para o outro. No dia seguinte, retire as toalhas da água e siga o próximo passo.

  2. Troque a água do recipiente, e adicione detergente neutro, pois ele irá ajudar a desengordurar as toalhas. Coloque 50ml para cada toalha. Deixe de molho por cerca de 2 a 3 horas.

  3. Enquanto isso, prepare uma mistura com 500ml de vinagre branco de álcool, com uma colher de sopa de condicionador de cabelo. Esta mistura poderá ser usada em muitas lavagens,e pode ser colocada em algum recipiente antigo de amaciante. Ela será a substituta do amaciante.

  4. Enxague as toalhas e coloque em uma nova água, com a mistura de álcool com condicionador. Deixe por cerca de meia hora e enxague novamente.

  5. Torça as toalhas e coloque-as para secar na sombra. Depois de secas, bata elas no tanque, ou na parede. Este passo irá fazer com que as fibras se abram, e sua toalha fique bem macia.


Temos certeza  de que suas toalhas ficarão como novas seguindo nossas dicas.

E se você não quer perder nenhum conteúdo exclusivo como esse, cadastre-se em nossa newsletter.


Pano de copa com detalhes artesanais: inspire-se!

Quando o assunto é renovar, as ideias no quesito “faça você mesmo” são infinitas! Pano de prato ou pano de copa Camesa, por exemplo, são versáteis e têm a capacidade de ganhar cara nova com toques charmosos feitos à mão. Um barrado ou pintura, por exemplo, são suficientes para transformar a decoração da cozinha.

Você está disposto a colocar a mão na massa? Então, junte-se a nós e vamos lá! Para o barrado, você pode fazer os famosos bicos de crochê ou utilizar a técnica do patchwork. Dessa forma, é legal escolher um pano de copa colorido, que já venha com estampas temáticas. A linha Tex da Camesa é bem legal de ser usada com essa finalidade.

camesa_26.02-blog1.png

Já para a pintura, é importante escolher um pano de prato de cor neutra. O kit de Copa Gourmet da Camesa, feito com 100% de algodão, também pode ser usado como base. Quem não tem habilidade com tinta pode seguir as sugestões que a blogueira Thalita Carvalho, apresentadora do canal GNT, deu em um dos episódios do programa Oficina da Thalita.

camesa_29.02-blog2.png
camesa_29.02-blog3.png

Além das tintas nas cores de sua preferência, você precisará ainda: um rolo de papelão (para fazer carimbos), um desenho de sua escolha (para fazer estêncil), fita crepe e uma caneta de tecido (para escrever sua frase preferida). Clique no vídeo abaixo e confira as dicas:

Aposte na originalidade do cobogó

Você pode dividir e ao mesmo tempo integrar os espaços da casa – como sala de jantar e sala de estar, por exemplo – com muita elegância e mantendo a luminosidade. Sabe como? Com os painéis denominados “cobogó”. Além do charme que eles proporcionam, por conta dos recortes estilizados, o cômodo do local onde o cobogó for instalado permanece arejado, devido ao próprio elemento vazado que ele tem. Atualmente existe uma variedade e tanto desse item, tanto feito com o tradicional e rústico cimento, quanto de cerâmica, vidro e até madeira, e sempre na cor que mais combina com o ambiente a ser decorado. Gostou? Confira nossa seleção de imagens! camesa_15.02-blog

Para cair na folia!

Estamos em pleno Carnaval, uma data de festas animadas, coloridas, cheia de bons momentos e brincadeiras. Se você for reunir amigos em casa para curtir ou fazer uma festa à fantasia para a criançada, é exatamente isso que a decoração deve traduzir: a felicidade da data. Por isso, quanto mais colorido for o ambiente, melhor! Vale usar pompons, confetes, balões coloridos, itens dourados ou com paetês... E tudo o mais que sua imaginação puder criar. Inspire-se nas ideias que selecionamos!  camesa_08.02-blog

Valorize o ambiente com a iluminação adequada

Luminárias, lâmpadas e abajures não servem apenas para iluminar os ambientes. Eles são itens essenciais para valorizar a disposição dos móveis e os objetos decorativos. O tipo de iluminação e o formato de cada item de iluminação também complementam o local com personalidade. - Iluminação direta: contrastes bem marcados e alta intensidade de luz, que ajuda a destacar texturas e objetos. É feita com spots de embutir e de sobrepor.

- Iluminação difusa: é uniforme e minimiza a formação de sombras, trazendo a sensação de relaxamento. É obtida com o uso de luminárias.

- Iluminação mista: combinação da direta com a difusa, trazendo elegância aos locais.

camesa_01.02-blog