A cozinha é um dos cômodos que mais merece atenção na hora da limpeza. Propensa a germes e bactérias, ela exige limpeza constante e profunda. No entanto, algumas dicas práticas podem deixar este ambiente ainda mais limpo. Lave e guarde a louça - Não há como começar a faxina sem guardar cada utensílio em seu devido lugar. Então, inicie a limpeza lavando, secando e guardando a louça.

Pia - Por ser um lugar destinado à limpeza de peças sujas, a pia pode reter gordura e bactérias. O ideal é limpá-la com detergente, cloro ou sabão neutro.

Forno - Despeje, em um refratário resistente, cerca de 200 ml de vinagre e aqueça-o durante dez minutos. Em seguida, esfregue o forno com uma esponja de aço.

Fogão - Use um pano macio ou uma esponja com água e sabão neutro para limpar os resíduos mais leves, enxágue e seque com um pano. Para os resíduos mais pesados e resistentes à limpeza, aplique bicarbonato de sódio misturado com vinagre de maçã.

Microondas e a geladeira - Molhe um pano com sabão ou detergente, e passe-o na parte interna do microondas ou da geladeira. Já na parte externa desses eletrodomésticos um pano umedecido com água e sabão neutro já é suficiente.

Azulejos - Para a limpeza diária, umedeça um pano com vinagre e espalhe por toda a superfície. Para algo mais profundo, misture 250 ml de água, 250 ml de água sanitária e um pacote de 50 g de bicarbonato de sódio. Borrife essa mistura nos azulejos e nos rejuntes, deixe-a agir por cerca de 15 minutos e esfregue-os com uma escova ou uma esponja de aço.

Piso - Aspire ou varra o chão da cozinha. Não se esqueça dos lugares e cantos pouco acessíveis, que costumam acumular bastante sujeira. Em seguida, prepare uma solução diluída de água sanitária (duas colheres de sopa de água sanitária para cada litro de água) e esfregue-a em todo o chão.