Hoje trouxemos para o blog um serviço de utilidade pública! Tudo o que você precisa saber para remover manchas em tecidos causadas por produtos utilizados no nosso dia a dia. Sem complexidade, você pode fazer na sua casa e o resultado certamente irá lhe surpreender. 

Batom: Antes de tudo, passe um algodão para retirar o excesso. Após, lave com um detergente alcalino. Caso a mancha continue, misture um pouco de removedor e detergente neutro. Esfregue essa mistura na mancha delicadamente e coloque para lavar.

Chocolate: Lave com água quente e sabão. Em casos de manchas mais profundas, utilize água oxigenada.

Vinho: No momento em que o vinho for derramado, polvilhe bastante sal ou esprema suco de limão na mancha. Outra dica é esfregar a mancha de vinho tinto com vinho branco e depois, lavar com água e sabão.

Gordura: Molhe uma escova de roupa em uma mistura de água e amoníaco e passe sobre a mancha. Repetir a operação, desta vez embebendo a escova em água e vinagre. Você também pode colocar bastante talco sobre a mancha e deixar por algumas horas, além de lavar o tecido com detergente.

1209-blog.png

Sangue: Lave o tecido com água fria. Se a mancha persistir, lave novamente com água fria, sal de cozinha e um pouco de amônia. Outra opção é lavar com água fria e, em seguida, refazer o processo utilizando água oxigenada.

Café: Manchas recentes devem ser lavadas na hora, com água e sabão (quanto mais rápido, melhor). Já as antigas, devem ser retiradas com pano molhado em glicerina (fazer o procedimento por meia hora) e depois lavar com água quente e sabão.

Ferro de passar: Manchas suaves devem ser molhadas com água pura e expostas ao sol. Em casos de manchas mais acentuadas, coloque o tecido sobre uma toalha felpuda e esfregue um chumaço de algodão com água oxigenada 10 volumes. Em seguida, lave somente com água. Esfregue maisena e deixe sob o sol por algumas horas.

Molho de tomate: Molhe na hora com água e, em seguida, coloque amido em pó, deixando até secar bem. Retire com escova.

Esmalte: Use acetona ou removedor de esmaltes. Em tecidos finos, usar água oxigenada e, em seguida, água e sabão. Suor: Lave o local com uma solução de álcool e amoníaco. Depois, limpe com água quente e deixe secar à sombra. Não use cloro, pois a substância
pode endurecer e enfraquecer a fibra do tecido.

Frutas vermelhas: Lave com água e sabão. Deixar de molho numa mistura de água sanitária e espuma de sabão. Se a mancha for profunda e não sair, lave com vinagre e álcool.

Cerveja: Passe algodão com álcool sobre a mancha. Em seguida, lave com água morna e sabão em pó. 

Tinta de caneta: Esfregue a mancha com álcool, tomando cuidado para não desbotar o tecido. 

Seguindo essas dicas, praticamente qualquer tipo de mancha pode ser resolvida, de forma fácil e sem desespero!