Você sabe o que é Patchwork? É um trabalho totalmente manual feito de pedaços de tecidos emendados, lembra daqueles cobertores de retalhos feito pelas avós? Então, o patchwork segue essa idéia de colcha de retalhos.

Esse tipo de tecido pode ser utilizado na decoração em diferentes ambientes da casa, é possível criar estampas de diferentes cores e formatos para cobrir almofadas, fazer cortinas, capas para sofá, entre outros. Como essa técnica começou nos quartos, é lá onde podemos ver as mais variadas estampas inspiradas no patchwork, principalmente em cobertores e colchas.

 Essa é uma maneira de dar um ar romântico ao ambiente, além de deixá-lo com uma aparência mais aconchegante. Apesar do patchwork ter começado com a junção de retalhos com estampas distintas, atualmente já existem técnicas parecidas que seguem o mesmo padrão de estampa, o que não tira a beleza do trabalho.

 

 Para quem quer um lar com aquele aconchego característico da casa da vovó, as estampas inspiradas no patchwork são uma boa solução, basta escolher a que combina mais com seu ambiente.