Você tem dúvidas sobre como manter a durabilidade dos seus tecidos sem perder a qualidade? Confira algumas dicas aqui no nosso blog e deixe seus tecidos com aspecto de novos sempre! Jogo de cama e Edredom RELEVO DUOA tecnologia têxtil avançou muito nos últimos anos e, com isso, o consumidor ganha com tecidos mais funcionais. Entretanto, cuidar bem deles é uma questão que levanta muitas dúvidas. Para qualquer peça vale a regra de ouro: o ideal é observar as instruções de lavagem da etiqueta. Preparamos algumas dicas essenciais de como cuidar dos tecidos.

Algodão: é sinônimo de conforto, mas é preciso estar atento, pois ele encolhe (não apenas na lavagem, mas também se secar em temperatura alta), a menos que tenha sido pré-encolhido. Por isso, observe: se a etiqueta diz "Só água fria" pode indicar que a peça encolherá até 1/3 do seu tamanho. Artigos de algodão pré-encolhidos podem ser lavados em água quente, morna, ou fria, dependendo da cor e das recomendações.

 

Toalha Nova Etamine

Toalha Nova Etamine – 98% de algodão e 2% de poliéster.

Linho: muitas vezes é necessário lavar a peça a seco, mas se puder ser lavada na máquina, siga as instruções da etiqueta, usando os produtos adequados à cor da roupa.

Poliéster: a maioria dos tecidos de poliéster podem ser lavados na máquina com água morna. Se for secar na secadora, use a temperatura baixa. Tire-as quando estiverem levemente úmidas, para evitar rugas e o acúmulo da estática. Se for preciso passar, use temperatura baixa, pois o poliéster derrete com o ferro quente.

 

 Colcha Patchwork

Colcha Patchwork 100% de microfibra de poliéster

Seda: embora seja lavável, muita sedas se retraem ou enrrugam ao serem lavadas, e as tintas escuras podem não ser firmes ao tecido. Se as instruções da etiqueta permitirem, lave a peça à mão, usando xampu neutro para bebês. Nunca coloque a seda na secadora. Enrole a peça em uma toalha para espremer a água e, depois, pendure para secar. Para passar, ferro morno com o tecido pelo avesso.

Cobertores e edredons: a lavagem pode ser realizada em casa se a máquina de lavar roupas suportar o peso das peças. Deixe o edredom ou o cobertor de molho antes de colocá-los na máquina. Use sabão líquido ou dissolva o sabão em pó para que a peça não fique com resíduos do produto.

 Cobertor Microfibra - Linha Spazio

Linha Spazio - Cobertor de Microfibra Estampado

 

A secagem varia de acordo com o tecido e volume. Lave em dias quentes e seque ao sol ou em uma área arejada da casa. Antes de retirar do varal, certifique-se de que a peça esteja completamente seca porque microrganismos podem se propagar devido à umidade.

Caso prefira levar o edredom ou cobertor à lavanderia, assim que retornarem limpos, retire-os dos plásticos. Nunca os guarde nas embalagens da lavanderia porque os itens são colocados ainda quentes dentro dos plásticos, o que gera umidade. Se permanecerem embaladas com umidade, as peças podem ficar com mofo ou mau cheiro.

Para proteger os tecidos do pó, embale-os em pacotes apropriados. O ideal são os sacos de TNT, que permitem a ventilação, ou os plásticos que possibilitam retirar o ar da embalagem. Esse sistema evita o acúmulo de pó e a possibilidade da propagação de microrganismos. Usando esse tipo de embalagem sem ar, não é necessário lavar novamente as peças, basta expô-las em ambiente arejado antes do uso.

Gostou das dicas de como cuidar bem dos tecidos? Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Compartilhe com a gente!