artesão_150.jpg

Inovar na decoração e experimentar tudo o que há de mais moderno têm sido muito comum. No entanto, no meio de uma rotina tão agitada, aquele conforto e simplicidade das casas rurais e antigas passam a ser saudosos. Para recuperar aquele clima aconchegante do campo, a opção é aderir a decoração no estilo rústico.

Apesar de ser um estilo ligado ao campo, o estilo rústico também pode ser usado em grandes cidades, exatamente para criar um espaço agradável e calmo, fugindo da correria do dia a dia. O rústico tem uma grande ligação com o rural, mas tem como característica importante a falta de foco nos detalhes e uma decoração mais “grosseira”, mas sempre muito bem planejada e que tem todo um charme especial.

Além de móveis em couro, palha, junco e madeira de demolição, encontramos em casas com a decoração rústica muitos objetos artesanais, de barro ou cobre, além das paredes que geralmente são pouco modificadas, geralmente mantendo seu estilo inicial, sem papéis de parede ou uma decoração diferenciada.

Colcha Patchwork Artesão - Linha Spazio                  Colcha Patchwork Canteiro - Linha Spazio

As cores mais utilizadas neste estilo estão ligadas aos tons terrosos. O vermelho-terra e os tons de marrom e cinza, por exemplo, são acompanhados pelos detalhes verdes para criar um contraste. Além disso, o branco-sujo e as cores pastéis bem claras também estão presentes no estilo rústico. Para acompanhar a decoração, algumas almofadas e uma colcha de patchwork são bem-vindas.

Para quem não quiser aderir a uma mudança tão radical para o estilo rural, uma dica é misturar as texturas e os objetos rústicos à decoração atual da casa. Dessa forma, é criada uma ideia de conforto, familiaridade e história, já que objetos rústicos podem ser passados de geração para geração, afinal, quanto mais antigo, melhor.

E aí, o que você achou do estilo rústico na decoração?