Já parou pra pensar em quanto tempo você passa no seu quarto? Considerando só as horas dormidas e obedecendo a recomendação de 8 horas de sono por dia, você passa um terço de sua vida no quarto.

Com esse tempo, é fácil perceber a importância do quarto e é essencial que ele seja um ambiente leve, pronto para deixar seu descanso mais confortável.

Organização do espaço

0304-blog1.png

Cada pessoa tem seu hábito de organização e é comum as pessoas dizerem que se encontram na própria bagunça.

Mas para um quarto ser realmente confortável é importante que haja organização. Espaços livres e sem obstáculos ou bagunça ajudam o cérebro a relaxar, já que ele naturalmente sai do estado de alerta ou atenção.

O mesmo vale para o quarto das crianças, por isso mandá-las recolher os brinquedos do quarto antes de dormir é essencial para uma boa noite de sono.

Cores das paredes

0304-blog2.png

Apesar das cores vibrantes entrarem na moda de tempos em tempos, é ideal que as paredes do seu quarto tenham cores suaves e relaxantes. Segundo a cromoterapia, duas cores recomendadas são o azul que é tranquilizante, e o verde que pode ser considerado uma cor de cura. Esses tons contribuem para acalmar pessoas muito agitadas. Uma ótima recomendação inclusive para o quarto das crianças, já que a infância é uma fase bem agitada.

Caso você queira apostar em uma cor mais quente como o vermelho, isole o tom para apenas uma parede ou um detalhe do quarto.

Personalização do espaço

0304-blog3.png

A sensação de pertencimento é uma importante característica que deve ser aplicada ao quarto, já que ajuda a relaxar. Objetos pessoais e painel de fotos são ótimos meios de personalizar o espaço e mostrar que ele é seu e logo, pode ser um ambiente de segurança.

Luz do Sol

0304-blog4.png

O sol tem um grande poder de renovação no ambiente, já que aquece e ajuda a eliminar inclusive bactérias. Por isso, durante um período do dia deixe a janela do quarto aberta e permita que a luz do sol entre. Isso afetará positivamente seu sono.

Olfato confortável

Muitas vezes o estímulo olfativo de um ambiente pode passar despercebido conscientemente, mas subconscientemente ele faz diferença. Dos produtos de limpeza aos essenciais, procure deixar no quarto cheiros que te fazem bem e passam conforto e trazem boas sensações.

Seguindo essas dicas e evitando muitas distrações antes de dormir, seu sono será mais relaxante e revigorante para o dia seguinte.