A área de serviço é, por muitas vezes, a parte mais esquecida e bagunçada da casa, não é mesmo? E há algumas razões para isso, além de geralmente serem pequenas, podem acumular diversas funções, como: o local onde lavamos e passamos roupas, o cantinho no qual guardamos aqueles objetos que só usamos de vez em quando ou até mesmo pode funcionar como um lugar onde você cultiva suas plantas ou é usado como ateliê. Mas otimizando os espaços, é possível deixá-la com outro aspecto e no fim, você sentirá até orgulho de ter um cômodo tão organizado.

O primeiro passo é checar a disposição da sua área de serviço: ela é integrada com a cozinha? Dá pra colocar alguma divisória separando os ambientes?

1303blog1.png

Ambientes separados ficam mais organizados e você pode fazer da maneira mais simples, como instalando uma porta de correr. Aqui sugerimos que utilize o vidro como material para que não tire a luminosidade do ambiente, a não ser que sua cozinha e área de serviço possuam janelas individuais.

Continuando na linha que sua lavanderia e cozinha façam parte do mesmo ambiente, é importante manter o padrão da decoração nos 2 lugares: se a sua cozinha é estilo retrô, mantenha o mesmo na lavanderia. Se é mais básica, a mesma coisa. Mas, se for separada, não há problemas em eleger um estilo que mais lhe agrade. Utilize papel de parede, pastilhas de vidro, e até uma pintura colorida.

1303blog2.png

Após decidir se você irá ou não separar os ambientes, é importante definir o que será feito neste espaço, por exemplo: as roupas serão lavadas e passadas no mesmo local? Isto é importante devido à escolha dos móveis, para que sejam planejados de acordo com as suas necessidades. Hoje existem armários feitos especialmente para esta área da casa, com tábua de passar embutida, suporte para ferro e até cabideiros. Em outros, você consegue guardar uma escada média de alumínio e há ganchos feitos especialmente para você pendurar vassouras e rodos. É só pesquisar direitinho que certamente você encontrará algo que irá lhe atender.

Além de móveis funcionais, você também poderá investir em prateleiras e nichos, que podem servir tanto para organizar materiais de limpeza quanto para cultivar seus vasinhos de temperos.

1303blog3.png

Já quanto à escolha do varal, dê preferência ao retrátil ou mesmo ao de teto, que não requerem muito espaço. Sobre a lavadora e secadora, sem dúvida a melhor opção é investir em um único eletrodoméstico que acumule estas duas funções. Mas, caso já possua as duas máquinas, tente deixá-las lado a lado, integradas com a sua cuba através de um tampo de granito. Esse tampo servirá como uma mesa, que você poderá utilizar tanto nas funções de lavanderia, ou até mesmo para aquelas que fazem da área de serviço um ateliê. Também há a opção de verticalização dos eletros, mas se for fazer entre em contato com a assistência técnica autorizada das marcas.

Com tudo isso em mente, é hora de se organizar, e não esqueça que o principal é fazer com que o layout seja o melhor possível para seu uso e praticidade diária.