Hoje, o que mais vemos em novos empreendimentos imobiliários são apartamentos que não abrem mão de uma linda varanda (muitas vezes varandas grandes). Podem ser as já conhecidíssimas “varandas gourmet”, aquelas que possuem equipamentos como forno, cooktop e até churrasqueiras, ou uma bela sacada tradicional, utilizada como uma sala de relaxamento, possuindo poltronas confortáveis, pufes e almofadas confortabilíssimas.

Mas no caso dos prédios mais antigos, são poucos os que possuem varandas. E quando possuem são espaços simples, idealizados somente para a contemplação da paisagem, e quase sempre de área reduzida. Mesmo assim é possível transformar este cantinho da sua casa e vamos te dar ótimas dicas para isso.

Varanda utilizada como quintal

2702-1.png

Caso sua varanda seja bem apertadinha, talvez aproveitá-la como um jardim seja uma ótima opção. Inclusive, você pode fazer um jardim vertical dos dois lados e completar com um lindo banco de madeira de demolição, que dará um ar rústico e aconchegante ao espaço. Se gosta de pássaros, invista em plantas que possam florescer o ano todo e veja os beija-flores invadindo a sua janela.

Mesa para dois

2702-2.png

Uma outra ideia é colocar uma mesinha com duas cadeiras na sua varanda, que poderá ser utilizada como cenário para jantares românticos ou simplesmente uma degustação de uma boa taça de vinho.

Dê preferência ao alumínio e à madeira tratada e envernizada se a sua varanda é aberta, já que estes materiais são resistentes ao clima. Se sua varanda tem algum fechamento, você pode utilizar o metal, laca e até mesmo o acrílico. É possível escolher uma cor bem vibrante, que destaque bem esta área. As cadeiras também dizem bastante sobre a sua intenção na hora de decorar, já que podem adotar estilos românticos, rústicos, modernos… Faça de acordo com o seu gosto. Complete a decoração elegendo encostos e assentos almofadados bem bonitos, além de inserir alguns elementos no cenário, como luminárias e vasos floridos. Fica lindo!

Curtindo uma preguiça

2702-3.png

Agora se a sua intenção é paz total, por que não instalar uma rede na sua varanda? Imagina que ótima sensação: deitar e relaxar, lendo o seu livro preferido com aquela brisa gostosa batendo no seu rosto...gostoso, né? Você pode preparar todo este cantinho, desde o piso até a pintura interna da varanda (caso seu condomínio permita). O chão pode ser revestido com piso de madeira ou paletes, e as paredes, pinte com uma cor que lhe traga bastante energia e boas vibrações. Complemente a decoração fazendo um caminho com pedras e colocando uma mini fonte, já que o barulho da água também traz bastante tranquilidade.

Gostou? Então, aproveite que ainda estamos na estação mais quente do ano para curtir ao ar livre  horas de lazer e paz na sua varandinha! Corre pra lá!