Graças às facilidades adquiridas com o crescimento da internet, cada vez mais pessoas estão aderindo ao trabalho em casa, o chamado home office. Até mesmo grandes empresas já se convenceram de como esta prática pode ser benéfica, permitindo que seus funcionários compareçam ao escritório físico apenas algumas vezes na semana. Afinal, quem trabalha de home office tem a vantagem de não pegar trânsito, estar num ambiente agradável e com menos pressão, o que sem dúvidas aumenta a satisfação e produtividade do colaborador, seja este autônomo ou contratado.

Entretanto, mesmo com este clima mais informal, é absolutamente necessário saber separar o ambiente caseiro do ambiente de trabalho, já que às vezes é difícil manter 100% de concentração produzindo dentro de casa. Para te ajudar nisso, hoje daremos dicas de como organizar seu escritório no seu lar. Você vai perceber que possuir um espaço planejado especialmente para a sua jornada diária irá ajudar muito na organização do seu trabalho.

● Escolha uma parte da casa com a qual você possa se identificar: pode ser um cantinho do quarto, da sala, ou até aquele espaço vazio debaixo da escada. O importante é saber que ao pisar ali, o trabalho começa.

● Crie uma barreira: caso não possua um quarto extra para servir de escritório, tente isolar a área escolhida de alguma forma, utilizando portas de correr ou divisórias. Caso não seja possível, pinte uma das paredes do cômodo escolhido de uma outra cor para “demarcar território”. Só tome cuidado para que a nova pintura combine com o restante da decoração do ambiente.

2002blog1.png

● Escolher a mesa para o computador: se quiser fugir do clássico, você pode adquirir uma mesa feita com cavaletes e uma tábua de madeira. Além de sustentável, é baratinha! Mas o importante é que a escolha seja feita de acordo com o seu gosto. Quanto à cadeira, nada de improvisos, eleja um modelo com boa ergonomia, ideal para quem passa várias horas sentado. Isso certamente trará muitos benefícios a médio e longo prazo para a sua saúde.

● Veja também se o ambiente é iluminado. O ideal é que seja próximo à alguma janela, já que olhar por ela pode aliviar o stress e até ajudar a manter a concentração.

● Tenha todos os aparatos tecnológicos no mesmo ambiente: não adianta por exemplo, ter que levantar toda hora para pegar as impressões em outro quarto. Isso pode te distrair bastante.

2002blog2.png

● Caso possua pouco espaço, coloque algumas prateleiras na parede para guardar os seus pertences. Caso contrário, caixas organizadoras são a melhor opção. Mas, cuidado: tenha à sua volta somente o necessário para trabalhar, para que o seu escritório não tenha a aparência de desorganizado. Nada de amontoar papéis ou ter várias canetas sobre a sua bancada. A estação de trabalho também precisa estar sempre limpa. Mas é claro, nada te impede de ter algum objeto bem bonito no seu escritório: pode ser um quadro, uma luminária bacana ou o que mais você escolher!  

● Crie regras dentro de casa: os parentes que moram com você ou que visitam com frequência precisam saber que aquele cômodo ou espaço é um ambiente de trabalho e deve ser respeitado. Esse combinado ajuda a manter a ordem, a rotina e a aumentar a produtividade.

Agora, é só usar a sua criatividade para dar vida a um escritório lindo na sua casa! Certamente um ambiente de muito sucesso!