Quem gosta de plantas, conhece bem o poder que elas tem! Além das tão faladas propriedades medicinais que muitas possuem, elas também apresentam a capacidade de tranquilizar, energizar e embelezar qualquer ambiente, dando uma nova roupagem ao espaço. Se engana quem pensa que para ter plantas em casa é necessário possuir uma área externa como uma varanda ou jardim. Há plantas que podem ser cultivadas em qualquer cômodo do seu lar, e hoje mostraremos isso a vocês.

Quarto

A espada-de- são-jorge é uma excelente opção, já que ela consegue purificar o ar enquanto você dorme. Além disso, requer pouca manutenção, poda e água. Outra opção é a lavanda, que além de possuir um aroma calmante, é roxa, cor recomendada para ser utilizada na hora do sono, já que inspira tranquilidade e relaxamento, com cheiros e nuances ideais para um sono revigorante e profundo. Mas como a lavanda precisa de sol, apenas tome o cuidado de deixá-la próxima à sua janela durante o dia.
 

Facebook 600 x 315px.png

Sala

Tem opções que, além de enfeitarem o ambiente, também ajudam a evitar problemas respiratórios já que são ótimas para limpar o ar eliminando toxinas. São os casos do ficus benjamina e da dracena, que limpam o ar de benzol (encontrado em papéis de paredes, tintas, tapetes e cortinas). Já o clorofito é ótimo para combater a poluição causada pelo cigarro e fumaça de carros, além de hidratar o ar muito bem.

Facebook 600 x 315px (1).png

Banheiro

Para esta parte da casa, um lembrete importante: como todas as plantas precisam de luz para realizar a fotossíntese, só vale a pena cultivá-las nesta parte da casa se o banheiro possuir janela ou alguma outra entrada de luz natural, ou se você puder deixar suas plantas tomando sol algumas horas por dia em outro cômodo.

Para o banheiro, uma ótima opção é a babosa (ou aloe vera) que possui propriedades
antioxidantes e também é ótima para a hidratação capilar. Outra opção são as suculentas, que requerem menos luz solar e água, uma vez por semana já é suficiente.

Facebook 600 x 315px (2).png

Cozinha

Os temperos são as melhores opções: aposte na salsa, cebolinha, tomilho, capim cidreira e manjericão. Deixe-os sempre bem próximos à sua janela, pois estas plantinhas precisam de toda a luz que o dia pode oferecer. Um cuidado importante é não deixá-las próximas ao fogão ou forno, isso pode ressacar e matar seus vegetais.

Outra planta compatível com o ambiente quente e pouco úmido da cozinha é a costela de
adão, esta é uma espécie que possui folhas muito bonitas, servindo de decoração.

Facebook 600 x 315px (3).png

Varanda ou Jardim

Nas áreas abertas, cultive espécies que são resistentes à alta luminosidade, chuva e vento, aposte em árvores frutíferas, pinheiros e bambus. A gérbera também é uma ótima opção, além de dar uma flor linda, é outra aliada no combate à poluição, purificando o ar e filtrando fumaças tóxicas.

Caso você não saiba se a luminosidade do seu ambiente é suficiente ou não para o desenvolvimento das suas plantas, faça um teste simples: pegue uma bula de remédio e tente ler o conteúdo. Se conseguir, é porque a luz é mais do que suficiente! Não esqueça: plantas precisam de regas, podas, adubos e muito, muito amor para crescerem bonitas e saudáveis.