Receber convidados em casa é uma delícia, mas na hora de planejar as refeições, podem surgir algumas dúvidas. Principalmente quando o assunto é etiqueta de mesa! Sempre queremos agradar e surpreender as visitas, por isso, conhecer os principais tipos de serviço pode fazer toda diferença. Assim, você saberá qual a melhor opção.

Nós somos especialistas em receber bem e vamos te ajudar com isso. Abaixo, listamos as características dos principais serviços utilizados para servir as refeições: à brasileira, franco-americano, à americana e à francesa. Confira:


Serviço à brasileira

etiqueta-de-mesa-1

Este serviço recebeu esta nomenclatura no Brasil, mas é utilizado em vários países. Ele é conhecido por sua característica mais informal, e é ideal para receber amigos e familiares próximos.

Nesse serviço, as travessas ficam sobre a mesa para que os convidados possam se servir. No entanto, o mais recomendado é que ele seja escolhido quando se há um grupo de até 6 pessoas, mais ou menos, para que não haja muita bagunça.


É permitido que o anfitrião ajude a servir os convidados, caso seja necessário. Além disso é preciso ficar atento ao número de vezes que se troca as travessas. O ideal é que seja entre 2 e 4 vezes.

Serviço franco-americano

etiqueta-de-mesa-2

Serviço ideal para receber um número maior de pessoas. Neste caso, para que elas fiquem confortáveis, a comida não fica em cima da mesa e todos se sentam em torno dela.

É interessante usar o auxílio de um balcão ou mesa de apoio onde as travessas ficam dispostas. Assim, os convidados se servem e podem se acomodar com mais tranquilidade em seus lugares para comer.

Serviço à americana

etiqueta-de-mesa-3

É uma opção recomendada para ocasiões em que há muitos convidados e não existe espaço para todos se sentarem à mesa. Neste caso, ela é utilizada exclusivamente para receber os alimentos com que as pessoas irão se servir.

O ideal é criar uma proposta lógica para dispor travessas, pratos e talheres. Assim, todos circulam em uma única direção e não há grandes riscos de desorganização. Depois, as pessoas podem se sentar no sofá ou onde preferirem, mas não é adequado que ninguém fique na mesa principal.

Serviço à francesa

etiqueta-de-mesa-4

Este serviço é característico de ocasiões especiais e mais formais. Sua característica principal é o fato de os convidados não se levantarem para se servir. Ou seja, existe a ajuda de um garçom ou assistente que leva as travessas com os alimentos até cada um sentado à mesa.

Para que essa opção funcione bem, é recomendado que se faça um plano de mesa. Assim, cada convidado tem o seu lugar definido e o garçom saberá exatamente a quem servir primeiro (começando pelos homenageados e terminando pelos anfitriões).

Como escolher o serviço certo para cumprir a etiqueta de mesa?

Essa é uma questão de bom senso. Saiba classificar a ocasião como mais ou menos formal e conheça seus convidados. Se você se atentar a cada ocasião e todos os seus detalhes, será fácil definir qual o melhor serviço vai te atender!

Esperamos que esse texto te ajude a receber ainda melhor seus convidados! Afinal, não tem coisa melhor do que casa cheia de gente querida, não é mesmo? Para que você possa receber várias outras dicas exclusivas e promoções em primeira mão, clique no botão abaixo e cadastre-se agora mesmo em nossa Newsletter: