Quando moramos na casa de nossos pais, não tem mistério. Nossas roupas de uso pessoal e as peças de enxoval estão sempre limpas, como se fosse mágica. Quando nos casamos, ou vamos morar sozinhos, sabemos que a realidade é bem diferente. Nesse caso, há uma dúvida muito comum: com que frequência lavar as roupas de cama?

Esses itens costumam gerar ainda mais dúvidas sobre sua lavagem, do que as roupas normais que usamos no dia a dia. Por isso, se você começou a morar sozinho há pouco tempo, ou vai se mudar em breve, confira algumas dicas:


Avalie o seu caso

Embora exista um tempo médio para realizarmos a lavagem das roupas de cama, cada casa tem necessidades específicas, de acordo com seus moradores. Uma pessoa que mora sozinha, por exemplo, pode ter um espaço de tempo maior entre as lavagens do que uma família com crianças.

Nós trocamos de pele o tempo todo, e esses restos ficam depositados em nosso colchão e travesseiros. Embora isso não seja diretamente prejudicial à nossa saúde, é um grande atrativo para ácaros e outros microrganismos, o que pode de fato nos causar alergias e outras complicações como asma e irritações na pele.

Por isso, o ideal é que itens como lençol e fronhas sejam lavados semanalmente.


Esteja atento às estações do ano

Peças mais pesadas, como cobertores e edredons podem ser higienizados no início e ao final da estação em que estão sendo utilizados. No entanto, é recomendado que sejam colocados para tomar sol semanalmente. Além disso, quanto mais arejada for a sua casa, mais preservada ficará a sua roupa de cama.

Tenha bom senso. Nas épocas mais quentes o corpo produz mais suor e, consequentemente, mais células mortas são depositadas no colchão e travesseiros. Nesse caso, o ideal é trocar a roupa de cama a cada três dias.

Limpeza do colchão e travesseiros

Manter esses elementos limpos é fundamental para que as roupas de cama se conservem limpas por mais tempo. Para isso, o aspirador de pó pode ser seu melhor amigo! O ideal é que você aspire tanto o colchão quanto os travesseiros uma vez por semana.

Outra dica importante: mesmo com uma boa rotina de limpeza, os travesseiros devem ser trocados a cada dois anos. Depois disso, o acúmulo de ácaros fica bastante elevado, e não é saudável utilizá-los.


Cronograma para lavanderia

Se organizar é a melhor maneira de garantir roupas sempre limpinhas e cheirosas. Por isso, o ideal é manter uma rotina de lavagem para todas as peças, inclusive as roupas de cama.

Achou difícil? Calma! Nós vamos te ajudar com isso também. Clique no botão abaixo e acesse nosso cronograma de lavanderia. Você pode imprimi-lo para deixá-lo sempre por perto e facilitar sua organização!

O que é importante além de saber com que frequência lavar as roupas de cama?

Talvez essa questão nos preocupe um pouco mais do que a lavagem das roupas de uso diário. No entanto, todas as nossas peças devem receber o devido cuidado, inclusive o enxoval de cozinha.

Por isso, esteja atento ao tipo de tecido, cores e finalidade para a qual o produto é destinado. Não deixe de ler as orientações da etiqueta e de separar as peças da maneira adequada. Nosso cronograma também te ajudará a entender essas informações.

Escolha produtos de limpeza de qualidade e que não danifiquem o tecido. Além disso, é importante que você esteja atento à qualidade de seu enxoval desde o momento de adquiri-lo.

Nós estamos há quase 40 anos no mercado e contamos com o carinho de milhares de brasileiros. Nossas peças são produzidas com matérias-primas selecionadas para garantir a melhor qualidade para os itens que te acompanharão nos principais momentos do dia a dia. Conte conosco para ter ainda mais conforto! Para receber mais dicas, conteúdos exclusivos e nossas promoções, cadastre-se em nossa Newsletter. Basta clicar no botão abaixo: