Manter a casa sempre organizada parece algo fácil, mas sabemos que não é tão simples, ainda mais hoje que precisamos conciliar estudos, trabalho e família com a manutenção do lar. Realmente, é uma tarefa que parece longe de ter fim, mas seguindo algumas regrinhas, fica bem mais fácil deixar seu lar sempre arrumado, e quando elas se tornarem um hábito, você vai perceber que conseguirá economizar tempo também!

Desapego

Por que costumamos guardar objetos que não usamos mais ou aquela calça que deixou de servir há mais de 5 anos? Não sabemos o motivo exato, mas é importante ter consciência de que essas coisas só servem para acumular poeira e ocupar espaço. Já pensou em pegar todas as suas roupas que estão fora de uso e fazer uma doação? Isto vale para todos os cômodos da casa: descarte as panelas e potes velhos dos seus armários de cozinha e todo tipo de produto ou item que não usa mais. O espaço ganho em armários e gavetas fará uma grande diferença!

Papéis e mais papéis

O problema não é guardar os comprovantes de pagamento, já que alguns devem ser mantidos por até 5 anos, mas sim juntar vários folhetos da pizzaria, revistas e correspondências sem importância. Por isso, faça o seguinte: em uma pasta, separe só os seus documentos pessoais. Em outra, comprovantes de pagamentos. E, por fim, numa terceira, contratos, como de aluguel ou financiamento de um imóvel. O mesmo vale para livros, gibis e outros itens queridos. O resto, de preferência nem leve pra casa.

3001-blog2.png

Objetos sazonais

Há alguns objetos que só utilizamos em determinadas épocas do ano, como árvore de Natal ou cadeira de praia. Caso tenha um depósito ou sótão na sua casa, este seria o local ideal para guardá-los, já que ficarão lá por quase todo o ano, sendo retirados somente na hora do uso.

Caso guarde-os em algum armário, deixe esses objetos no fundo, assim ele pode dar lugar ao que é mais importante e de manuseio frequente.

3001-blog3.png

Caixas eficientes

Ainda para objetos que são manuseados com pouca frequência, mas que são pequenos, como bolsas de casamento ou cachecóis: utilize caixas de papelão decoradas, facilmente encontradas em papelarias.

Deixe os objetos arrumadinhos lá dentro, embalados em sacos plásticos para não pegar mofo e poeira. Essa dica também vale para malas de viagem, se você viaja pouco, vale utilizá-las para armazenar itens menores, e até outras malas.

Cada coisa em seu lugar

Essa é a dica de ouro, mais importante de todas (e a mais difícil de seguir): Para manter a sua organização por mais tempo, ao retirar um objeto de um lugar, tente guardá-lo exatamente onde o encontrou, as vezes dá preguiça, mas isso é muito importante. Faça disso um hábito e você perceberá a diferença na arrumação da casa. 

Siga essas dicas e sua casa vai ficar mais arrumada e sem dar tanto trabalho quanto antes!