O Brasil é um dos países com maior incidência de raios solares em todo o planeta; isso significa que temos dias longos, com bastante luz natural e claridade. Basta uma pequena quantidade de luz solar entrando em sua casa diariamente para evitar mofo, mau cheiro, umidade e fungos. Além disso, o gasto com energia elétrica também diminui consideravelmente. Por este motivo, privilegiar a luz natural na sua casa é bem
importante.

Para que você possa valorizar o seu ambiente e também os objetos e móveis utilizados para compor o mesmo, separamos algumas dicas de como utilizar a luz natural na sua decoração:
 

2301-blog1.png

● As cortinas são um item de decoração mas muitas vezes são desnecessárias e só servem para escurecer o ambiente, sem meio termo. Ambientes como sala, cozinha e banheiro por exemplo, não necessitam obrigatoriamente de uma, e, se for o caso, utilize persianas, que podem controlar o fluxo solar exatamente do jeito que você precisa. Outra opção é o uso de pergolado na frente da janela, o que permite a entrada de raios de luz dependendo da direção do sol.

● Não obstrua as passagens de luz. Ou seja, nada de colocar um móvel que tampe parte da janela, a não ser que seja extremamente necessário. Pense que esta atitude, além do bloqueio da luz natural, deixa o ambiente mais escuro e frio, e o objetivo aqui é deixar um cantinho bem alegre e ventilado.

2301-blog2.png

● Utilize materiais como o vidro para substituir uma porta de madeira ou até mesmo as paredes de um ambiente, em caso de casas com espaço isolado. Vale lembrar que o tijolo de vidro, muito utilizado em cozinhas e banheiros, apesar de deixar a luz passar, torna o ambiente mais quente. Portanto, preste bem atenção na hora da escolha do material.
 

2301-blog3.png

● A cobertura zenital é todo o tipo de iluminação natural que vem de cima. Estão inclusos coberturas transparentes, claraboias e poços de luz. As coberturas transparentes podem ser feitas com telhas e materiais de policarbonato e são recomendadas para áreas de deck, piscinas térmicas e jardins de inverno. Mas tome cuidado na instalação para que o vento ou a chuva não danifiquem. Atente também à segurança, já que a resistência destes materiais não é tão boa quanto o vidro.

● Os ambientes integrados são ideias para trazer mais iluminação, salas e cozinhas americanas trazem mais amplitude e tornam a penetração de luz mais fácil.

Com todas essas dicas, agora ficará muito mais fácil saber por onde começar! Aproveite e deixe sua casa iluminada!