Você sabe comprar uma toalha de banho? Por mais boba que esta pergunta possa ser, é importante ter este conhecimento para adquirir um produto de qualidade, que não irá encolher ou ficar áspero. E depois da compra, sabe direitinho a maneira de conservar a sua toalha? São cuidados simples, mas que fazem toda a diferença.

O ponto principal é observar o material que compõe o produto. Se forem fibras naturais, como bambu ou algodão, pode seguir, já que as mesmas resultam em toque macio e de ótima absorção. Aliás, isto é fundamental, já que toalhas inicialmente ásperas se tornam cada vez mais ásperas com o tempo. Bons materiais garantem a utilização de uma toalha por vários banhos sem aquela sensação do corpo sendo arranhado.

Outro item a ser observado é a gramatura, que é basicamente a espessura e densidade da toalha. Quanto mais grossa, maior o poder de absorção de umidade. Principalmente no caso de mulheres com cabelos maiores e mais volumosos, toalhas mais espessas são ótimas para secar os fios molhados. As mais finas são recomendadas para banhos rápidos.

Gramaturas acima de 360 g/m² são boas, mas toalhas mais macias e com melhor poder de absorção têm 400 g/m² ou mais. Confira a etiqueta do produto na hora de escolher.

Além disso, não esqueça de colocar a toalha contra a luz antes de adquiri-la: se houver transparência, já descarte-a. Preste atenção também no tamanho que vai lhe atender melhor: a maioria mede 60 a 70 cm de largura por 130 a 135 cm de comprimento. Para pessoas altas, toalhas maiores são mais recomendadas.

Na hora do cuidado, vale lembrar que toalhas não devem ir para secadoras, já que a alta temperatura diminui a vida útil. Seque-as à sombra preferencialmente, pois o sol deixa as fibras enrugadas e ressecadas, aumentando a sensação de aspereza. Isso também vale para a alta temperatura do ferro de passar. Assim, só recolha as toalhas do varal, dobre-as e guarde-as no armário.

E a última dica é não exagerar no uso do sabão nem do amaciante na hora de lavar: se usados em excesso, o primeiro deixa as toalhas muito duras e o segundo sela as fibras, fazendo com que a absorção deixe de ser eficiente.

Com esses cuidados, além de toalhas que irão durar muito tempo, o conforto será ainda maior.