A técnica milenar chinesa, o Feng Shui, estuda os efeitos das energias do ambiente – natural e construído – sobre as pessoas, sua saúde, seus relacionamentos e prosperidade. De acordo com a ciência, todos os seres que compõem o universo devem estar em harmonia. Assim, a técnica aponta algumas medidas para captar o fluxo das boas energias geradas pelo ambiente e usufruir disso no cotidiano. Confira as dicas que temos para cada ambiente de sua casa!

Hall de entrada

Mantenha esta área livre e desimpedida. No feng shui, o hall de entrada tem influência no caminho da vida. Se a primeira coisa que vê quando entra em casa é bagunça, os níveis de energia baixam. Arrume os sapatos que possam estar espalhados pela entrada, organize o correio, guarde apenas o que realmente precisa. Não tenha nada que impeça a abertura total da porta, isso bloqueia a energia no espaço.

Escritório

Trabalhar rodeado de papéis e confusão não é benéfico para ninguém. Tenha um lugar específico para tudo e mantenha as coisas no lugar: será mais fácil encontrá-las quando precisar. Se tem o hábito de apontar tarefas em post-its, passe a escrever tudo numa agenda ou num bloco de notas: assim evita ter vários papéis espalhados. Trabalhar numa mesa organizada e limpa aumenta a criatividade, a produtividade e a satisfação com o trabalho.

Quarto do casal

Guarde os sapatos, acessórios e carteiras nos respetivos lugares. Mantenha os sapatos que usa e estão em bom estado, deixe o resto fora. Separe a roupa que já não usa mas tem guardada "em caso de". Se não usou uma peça nos últimos dois anos, venda-a, troque-a ou doe. Não guarde roupas apertadas na esperança de perder peso. Limite-se ao presente. Evite ter tralha debaixo da cama: influencia a qualidade do sono. Se tiver gavetões, guarde apenas roupa lavada e bem arrumada, nunca sapatos.

Quarto das crianças

Guarde os brinquedos, livros, cadernos, sapatos, entre outras coisas, nos respetivos lugares. Retire as coisas que não pertencem ao quarto. Certifique-se de que tudo tem um lugar próprio e ensine as crianças a guardar os seus objetos nos respectivos lugares e a manter o quarto arrumado.

Sala de estar

A sala é o ponto de encontro da família, o local onde recebemos as visitas. Como tal, devemos ter um cuidado especial com esta divisão: deve estar sempre impecável. Uma sala desarrumada ou com muitas coisas pode ser tão desconfortável como uma sala vazia. Retire aquilo que está apenas ocupando espaço e  incomodando; deve deixar espaço entre os móveis para que as pessoas possam circular sem tropeçar em nada. Se não tem espaço nem para mais um livro nas prateleiras, aproveite para doar alguns à biblioteca, vender ou trocar alguns com amigos. Agarrar-se aos velhos livros impede o espaço para novas ideias.  

Cozinha

Na cozinha é importante ter tudo funcionando, se desfaça dos eletrodomésticos deixados de lado por falta de uso. Uma das regras do feng shui é nunca ter em casa coisas estragadas ou quebrados. Quando tiver um eletrodoméstico quebrado, mande consertar o mais depressa possível, veja se tem arranjo, se compensa ou se vale o investimento de  comprar um novo. O mesmo com objetos partidos: se alguma coisa precisa ser consertada, está perdendo energia. Deve ser reparada ou substituída.

Banheiro

É importante manter o banheiro e lavabo sempre arrumado e limpo. Recolha a roupa espalhada e coloque-a no cesto da roupa suja. Se for necessário, troque as toalhas. Esvazie o lixo se for necessário, não deixe acumular.