O inverno já está batendo na nossa porta, nos lembrando que é preciso redobrar os cuidados com a limpeza e organização da casa, já que esta época do ano é a mais propícia em relação às doenças respiratórias e alergias. Com dicas simples, você pode cuidar da sua casa e da sua saúde, driblando os problemas básicos e aproveitando só a parte boa dessa estação.

Deixe o ar entrar

No inverno, a tendência é fecharmos portas e janelas para que o frio não entre. No entanto, essa não é uma prática saudável, já que ambientes fechados são ótimos para a proliferação de bactérias e fungos.

Assim, tente deixar a casa aberta diariamente ao menos por uma hora, principalmente nos horários que o sol entra nos ambientes, já que ele é um ótimo aliado contra os ácaros.

Mantenha o ar úmido

No inverno, o clima seco é comum. Se você utiliza aquecedores elétricos em sua casa, a qualidade do ar piora bastante. Para sanar esta questão, umidificadores de ar são ótimos, além de serem portáteis e práticos. Outro caminho é a utilização de bacias com água espalhadas pelos cômodos, que aliviam bastante a sensação de secura. Mas limpe as bacias diariamente, para evitar mosquitos.

Faxina caprichada

Os ácaros são ótimos parceiros quando se fala em doenças de inverno, e para combatê-los, nada como uma boa e velha faxina, que deve ser feita em toda a casa. Procure não utilizar espanadores, panos secos e vassouras, que espalham ainda mais os agentes bactericidas. Substitua-os por panos úmidos e aspirador de pó. Para esterilizar o ambiente, a água sanitária é uma boa aliada.

Roupas limpinhas

Até as nossas roupas acumulam ácaros! Por isso, moletons, roupas de lã, casacos, gorros e afins precisam ser lavados toda semana. Além disso, aquelas peças que ficam guardadas o ano todo e que vestimos só no inverno precisam ser lavadas antes do uso na nova estação.

O mesmo vale para as roupas de cama e banho, que devem ser trocadas e limpas no máximo de 7 em 7 e de 3 em 3 dias respectivamente. Deixe-as secar ao ar livre (e não na secadora) pois isto evita proliferação de bactérias.

Aliás, secadora só se estiver aquele frio bravo que a roupa não seca de jeito nenhum! E aproveite a limpeza nos armários  vasculhar os armários para separar artigos pra doação para quem precisa!

Manutenção de tapetes e cortinas

Mesmo higienizados frequentemente, tapetes e cortinas absorvem pó com mais facilidade que outros móveis, portanto tente utilizá-los o menos possível na estação mais fria do ano. Se não der, afinal tapetes e cortinas são ótimos isolantes térmicos, uma alternativa é lavá-los a cada 15 dias em lavanderias especializadas. As mantas e almofadas para sofá também precisam dos mesmos cuidados, não se esqueça!

Comer só na mesa

Neste frio, a tendência natural do ser humano é se encolher sob os edredons. Quem não gosta de um bom filme com direito à pipoca e chocolate na cama? No entanto, nem sempre é bom levar alimentos para a cama, já que muitos insetos são atraídos pelas guloseimas. Então cuidado com essa prática.

Cuide dos pets

Nossos animaizinhos sofrem muito com o frio: mantenha a frequência de banhos, porém escolha dias de sol e evite deixá-los com excesso de pelos, que aumenta a quantidade de ácaros e causa alergia. O ideal é que eles sejam mantidos em ambientes arejados, longe da umidade, pois isto pode causar fungos no seu mascote. Cobertores, roupinhas, casinhas e caminhas dos pequenos também necessitam de cuidados, devendo ser limpas ao menos 2x por mês. 

E das plantas também!

Nessa época, dependendo da espécie da sua planta, ela pode queimar ou até mesmo morrer. Evite deixá-la exposta ao vento ou chuva excessiva e, se possível, coloque-a em abrigos ou dentro de casa. Uma boa dica é acrescentar húmus ao vaso, pois servirá de isolante térmico para a raiz. 

Não tem muito segredo, né? E o melhor: com a saúde em dia, a grana que seria gasta com remédios dá para comprar uma manta linda e se aquecer no inverno!