Depois do Carnaval, as Festas Juninas são a maior expressão da cultura brasileira, já que reúnem danças e pratos tipicamente brasileiros, e possuem grande apelo popular, principalmente na Região Nordeste.

A festa é uma homenagem a três santos da Igreja Católica: Santo Antônio (13/06), São João (24/06) e São Pedro (29/06). Mas independente de religião, a mensagem principal deste evento é brincar e se divertir, seja dançando quadrilha, subindo no pau de sebo ou pulando fogueira.

Aliás, já pensou em juntar todo mundo numa festa junina na sua casa? A fantasia mais bonita ganha uma prenda!

Uma atração obrigatória de Festa Junina é a quadrilha: utilize um espaço bem amplo. Caso tenha uma sala grande, retire os móveis e deixe o espaço livre, mas se possuir uma área externa ou queira utilizar o salão de festas do prédio, melhor ainda!

Prepare a decoração: no teto, pendure as bandeirinhas coloridas, que são vendidas em casas especializadas. Nesses lugares também são comercializados balões e lanternas, que valorizarão muito o ambiente. E não se preocupe em combinar, porque festa junina precisa ser a mais colorida possível.

Nas paredes, decore com imagens dos Santos homenageados e separe um canto do salão que será a cadeia: prepare um cercadinho entrelaçando vários tecidos coloridos e prenda todos os seus amigos lá!

Providencie uma mesa grande onde os quitutes serão colocados: cuscuz, pipoca, pé de moleque, bebidas e o que mais você quiser. Aliás, alguns docinhos podem até ser colocados dentro de um chapéu de palha, como se este fosse a bandeja. Só tome cuidado para que os alimentos não entrem em contato com a palha. Para isso, forre o chapéu com guardanapos, mini toalhinhas coloridas ou outro material ao seu alcance.

Cubra a mesa com uma toalha xadrez, e enfeite com laços de cores vibrantes e renda. Numa mesinha ao lado, disponibilize papéis bonitos com envelopes, para quem quiser enviar um correio elegante!

Tenha também mesas e cadeiras disponíveis para seus convidados, de preferência de madeira, para dar um ar mais rústico de campo.  Deixe um enfeite em cada mesa, que podem ser garrafinhas com corações feitos de feltro e juta.

Deixe um espaço amplo liberado para as pessoas transitarem, este espaço será utilizado também para a quadrilha, que será o ponto alto da noite! Enfeite a área com lâmpadas pisca-pisca de diversas cores, isto ajudará a criar um clima de interior aconchegante, e não esqueça de separar as músicas e checar o som. Tudo pronto, junte os pares e inicie o arraial!