Recentemente, falamos sobre a divisão de quartos entre irmão e irmã de idades parecidas. Mas o que fazer quando esta diferença é maior? Hoje o tema é justamente esse: dividindo o quarto entre um bebê e uma criança mais crescidinha. Vamos lá?

Aqui, mesmo que o recém-nascido e o irmão sejam de sexo diferentes, o trabalho será um pouco menor. Afinal, um bebê ainda não consegue definir as suas preferências. Então, se forem crianças de sexo diferentes, você pode começar pintando o quarto com cores como verde, amarelo, branco...  Se forem do mesmo sexo, pode abusar dos clássicos rosa ou lilás para as meninas e do azul para eles.

O que você também pode fazer é eleger uma decoração que fique bem tanto para recém-nascidos como para os maiorzinhos. Vale circo, fazendinha, fundo do mar...Alguns móveis infantis até remetem a estes temas, o que vai servir de inspiração e facilitar as escolhas. Mas se não encontrar, pode utilizar uma mobília de tons mais neutros e investir em papéis de parede, cortinas, tapetes e roupa de cama dentro da temática preferida.
Aliás, nessa hora você pode perguntar para o maiorzinho o que ele prefere. Além de ficar feliz porque terá um quarto dos sonhos, também se sentirá importante e participando da chegada do neném.

Quanto à disposição da cama e do berço, o ideal é que elas fiquem de lados opostos, para definir bem o espaço de cada um. Alguns bercinhos já vêm com um anexo que serve de trocador, mas também dá para utilizar uma cômoda. 

E tenha cuidado com o modelo do berço, escolha um pensando também no filho mais velho, para que ele não consiga subir no móvel, evitando possíveis acidentes. Isto também vale para os brinquedos: mesmo que o maior já não corra o risco de engolir peças, o bebê sim. Então, procure deixar os brinquedos separados em caixas, onde você possa controlar com o que cada um vai brincar. Ao alcance deles, somente brinquedos macios e que não ofereçam risco, como ursos de pelúcia, bonecas de pano, bolas e peças anatômicas.

Quando o bebê já for um pouco maior, depois dos 6 meses, vale a pena colocar no quarto um tapete de borracha, pois ele vai querer engatinhar e este é um ótimo momento para os irmãos interagirem. Cuide para que o tapete seja sempre recolhido e lavado após a brincadeira, e aproveite este momento para curtir (e muito) os seus filhotes, eles também vão gostar!

Pronto! Agora que o quarto está totalmente arrumado, dê uma olhada na nossa coleção infantil e comece a imaginar qual tema contemplará o quartinho dos seus pequenos.