Quando vamos ao mercado, a primeira coisa que fazemos ao colocar um produto no carrinho é verificar se o mesmo está dentro do prazo de validade ou em bom estado de conservação. Só que alguns itens da casa não vêm com este “rótulo” informativo, e quando percebemos, itens que já deveríamos ter trocado faz tempo, ainda permanecem no mesmo lugar, muitas vezes prejudicando a nossa saúde.

Hoje falaremos de utilitários que fazem parte do nosso dia a dia, e por isso  às vezes não sabemos a hora certa de descartá-los ou lavá-los. Aposto que você vai se surpreender com alguns prazos!

Travesseiros - devem ser trocados a cada dois anos, desde que conservação seja feita de maneira correta: sacuda-os todos os dias e sempre utilize um protetor antes de colocar a fronha. Se não tiver protetor, use duas fronhas. Cuide das lavagens: a fronha deve ser trocada semanalmente, e o protetor de 15 em 15 dias. Importante: travesseiros usados devem ser descartados, não servem para doação, devido à grande quantidade de ácaros acumulada com o tempo.  

Roupas de cama – troque sempre uma vez por semana, no mínimo. Caso seja uma pessoa que transpira bastante durante o sono, 3 dias já são o suficiente. Se possível, deixe sempre os lençóis secarem ao ar, pois isto evita proliferação de bactérias. Também deixe o quarto sempre arejado, para evitar mofo e umidade. Aproveite o momento de trocar os lençóis para retirar o pó que tiver acumulado na superfície de seu colchão e assim você o manterá sempre em perfeitas condições.

Panos de prato - os dados assustam, pois um pano de prato usado o dia todo em uma cozinha abriga cerca de quatro bilhões de germes vivos, ou seja, seis vezes mais que as bactérias do vaso sanitário. Então, não tem desculpa: lave seus panos de prato todos os dias.

Toalhas de banho - o ambiente quente e úmido do banheiro é um grande proliferador de bactérias. Portanto, sempre que usar sua toalha, deixe-as secar em um local arejado, com muita ventilação. E nada de compartilhar suas toalhas, pois elas podem apresentar vírus e bactérias causadoras de doenças na pele, como o famoso “pé de atleta”. O ideal é trocá-las de 3 em 3 dias.

3005-blog.png

Escova de dentes - troque a cada três meses, sem discutir! Além do fato de conter milhões de bactérias e estar em contato direto com a nossa boca todos os dias, uma escova de dentes gasta não faz uma boa limpeza nos dentes, o que pode causar algumas doenças como gengivite.

Colchão - quando trocar sua roupa de cama, aproveite para deixar o colchão “respirando um pouco” – 30 minutos já são o suficiente. E de 6 em 6 meses , vire-o para o outro lado. Colchões de boa qualidade podem durar até cinco anos.

Edredom - no caso do edredom, procedimento de lavagem normal, porém, levam-se 3 dias para ficar sequinho: dois  ao sol e um na sombra. Na hora de guardar, coloque o edredom dentro de uma fronha, nunca em sacos plásticos, pois a alteração de temperatura ao longo do  dia pode refletir dentro do saquinho e fazer com que o edredom mofe.