Que o inverno é a estação mais fria do ano, todo mundo já sabe. Mas você sabia que os meteorologistas estão prevendo para este ano uma estação muito mais rigorosa do que o habitual? Sim, teremos dias bem gelados, ótimos para ficar debaixo das cobertas tomando um café bem quentinho... Mas, felizmente, a vida não é só ficar deitada o dia todo na cama, e por isso trazemos dicas ótimas para que você possa deixar toda a sua casa quentinha e aconchegante pro inverno que se aproxima...Aproveite!

Abuse dos Tapetes

Boa quantidade de calor é perdida pelo chão, principalmente se o seu revestimento é de porcelana ou similar. Para ajudar nessa questão, abuse dos tapetes, que criam algumas camadas de isolamento, ideais para manter a temperatura por mais tempo, sem falar que dão um visual bem bonito ao seu ambiente.

Aposte nos Tecidos

Aqui o segredo é trocar o tecido por um mais quentinho. Usou uma capa de almofada de seda no verão? Use uma de lã no inverno. Você vai sentir a diferença! O mesmo vale com as roupas de cama, cortinas, mantas e até com o sofá: escolha tecidos mais grossos e quentes, como os flanelados e aveludados. No caso específico do sofá, o de couro “gela” bem mais que um de tecido – e por isso a sugestão de uma capa mais quentinha. Para as cortinas, não somente tecidos mais grossos ajudam, mas também aqueles com tramas mais fechadas.

Pinturas em Cores Quentes

As cores mais quentes e escuras, além de deixarem o ambiente mais aconchegante, são ótimas para conter o calor. Com uma retenção mais eficaz, a liberação de calor torna-se mais lenta, o que mantém o seu lar aquecido por um tempo maior. Mas preste atenção: se o seu imóvel é muito pequeno, esta pode ser uma opção não muito boa, afinal, cores escuras dão a impressão de espaços menores. Neste caso, use o papel de parede, que mesmo na cor clara, cria uma camada de isolamento.

Muitos móveis

Os móveis também retém calor, e por isso, quanto mais você tiver, melhor para se esquentar! Móveis até o teto, como guarda-roupas e estantes, podem ser ótimas opções. A madeira é um isolante térmico natural, portanto, não deixará o calor se propagar tão facilmente.

Lareira Portátil

Caso queira complementar as sugestões acima, invista em uma lareira portátil! Pequenas e funcionais, ainda servem como lindos objetos de decoração ou incrementar aquele encontro romântico! E o melhor, você pode levá-las para onde quiser: quarto, sala, escritório...onde o frio estiver!

Enquanto o frio não chega e a gente se prepara, aproveitamos para curtir aquele sorvetinho e as noites ao ar livre, afinal, no inverno isto torna-se mais raro, né?