Lemos muitos posts ensinando a decorar quartos só para meninas, meninos ou bebês. Realmente ficam lindos: móveis, acessórios, pintura. Mas você já reparou que quase sempre só tem uma cama nas fotos?

Por mais que a taxa de natalidade esteja caindo, ainda há muitos pais com mais de um filho. Volta e meia, vemos casais com 2 ou 3 pequenos a tiracolo, e em grande parte das vezes, essas crianças não são do mesmo sexo. Apesar de serem irmãos, meninos e meninas possuem necessidades e gostos bem distintos. Então, como conciliar isso de uma maneira que não fique ruim para ninguém? Este é o nosso tema de hoje: encontrar a melhor forma de dividir o mesmo espaço entre eles!

Antes de tudo, ouça o que seus filhos têm a dizer, dentro das opções disponibilizadas pelos pais, afinal, eles precisam se identificar dentro do espaço que será deles. E, quando houver uma divergência interminável, aí sim, os adultos decidem. Mas permita que eles participem.

Vamos começar pelas paredes! Você pode pintar metade do quarto de cada cor: azul e rosa, verde e laranja. Escolha tons suaves, afinal, é um quarto para crianças. A pintura funcionará como um divisor (por exemplo: a parte azul é o espaço do garoto; rosa, da menina). Mas não adianta o garoto querer verde se a menina não gosta de jeito nenhum, ou ela querer lilás se ele não quer. Como os dois vão dividir o espaço, um meio termo sempre precisa ser encontrado.

Complemente com móveis do mesmo modelo, que possuam apenas detalhes diferentes, como a cor de um puxador ou da gaveta. Isto é importante para que o quarto fique harmônico. Se sobrar espaço, invista em prateleiras onde cada um poderá colocar seus brinquedos, para demarcar onde é o “cantinho” de quem.

Falando ainda em móveis, o ideal é que o quarto tenha 2 camas de solteiro. Mas se não der, adquira um beliche ou treliche, que garante espaço extra, caso queira colocar uma escrivaninha ou chamar um amiguinho para dormir em casa e fazer a festa do pijama!

Acessórios como tapetes e cortinas também devem fazer parte da decoração. Se as crianças gostarem do mesmo personagem infantil, uma boa ideia é colocar um pôster do herói favorito deles!

E não esqueça das roupas de cama. Escolha peças que tenham a ver com o universo dos seus pequenos, e, que, ao mesmo tempo combine com o quarto.

Viu só? Rapidinho você consegue dar um jeito no quarto das crianças, que, com um quarto tão lindo desses, tem tudo para ter um sono dos anjos!