A prática de casar em casa é comum em muitos países, nunca costumou ter muitos adeptos aqui no Brasil, mas hoje os tempos são outros, e você pode ter inúmeras razões para fazer seu casamento no seu lar e ainda economizar um bom dinheiro, por exemplo: investir na lua de mel dos sonhos, preparar a chegada dos filhos ou até mesmo a compra do seu próprio imóvel. Além disso, foi-se a época que casamentos precisavam ser eventos grandiosos! Hoje, quanto mais intimista, melhor.

Para isso, a primeira coisa é definir quais espaços serão utilizados. Veja como será feita a cerimônia: na igreja ou cartório e só uma festa em casa ou se todo o evento será no seu lar juntamente com a festa.

Assim, você consegue setorizar. Por exemplo: a sala de jantar para o buffet, a sala de estar para quem quiser dançar e a varanda para quem gosta de bater papo.

Se tiver uma área externa, melhor ainda, assim você consegue juntar todos os convidados em um único ambiente.

Falando nos convidados, o ideal é que todos tenham espaço para transitar com tranquilidade. Faça uma conta: se for dentro de um apartamento ou casa pequena, 20 pessoas. Se possui uma área externa, ou sua casa é um pouco maior, 50 convidados. Mais do que isso, será necessário contratar um local para a realização do evento.

Mas veja o lado bom: só irão ao seu casamento aqueles que você realmente gosta! E você poderá dar um motivo muito verdadeiro por não conseguir convidar todos os colegas do escritório, por exemplo...

Sabendo quais espaços irá utilizar, pense na decoração. Utilize muitas flores e capriche na escolha dos guardanapos, taças, talheres e pratos. Tudo deve ser muito bonito e de boa qualidade, seguindo um padrão. Escolha uma toalha de mesa na mesma linha, sofisticada para a ocasião.

Deixe uma mesa de canto com o bolo e uma pilha de bem casados. Há fornecedores de embalagens que são uma verdadeira obra de arte!

Se tiver área externa e a festa for de noite, dê um charme especial enfeitando o ambiente com pequenas lâmpadas, que podem ser coloridas ou amarelas. Se for de dia, monte um varal para que os convidados possam deixar recadinhos para os noivos! Além de criativo, vai servir como uma bela recordação.

Outra área que não pode ser descuidada é o banheiro, afinal, muitos irão utilizá-lo. Cuide para que o mesmo esteja limpo e perfumado a noite toda! Livre a bancada da pia dos seus objetos pessoais, mas deixe um vaso bem bonito com flores mais finas, como o lírio ou orquídeas. O ideal é que os convidados utilizem toalhas descartáveis, mas nem por isso você deve evitar de deixar um jogo de banheiro impecável, com toalhas felpudas e macias, um tapete bem bonito, além de um kit emergência (curativos adesivos, remédio para dor de cabeça, absorventes, etc).

Aliás, uma dica preciosa é contratar uma pequena equipe para servir e manter a limpeza e organização durante o evento, isto é fundamental para que os donos da festa fiquem à vontade e despreocupados. Também retire os objetos que possam quebrar ou causar algum acidente, e tranque os cômodos que não serão utilizados. Com tudo sob controle, sua festa tem tudo para ser inesquecível!

Viu só? Rapidinho você monta uma festa intimista, do seu jeitinho, celebrando a união e o amor! Quer coisa melhor? Aproveite!