Quem não gosta de reunir os amigos para um bom churrasco? Eventos sempre tão descontraídos e informais, com pessoas queridas. Mas além do momento, um bom churrasco precisa de planejamento e cuidados para tudo dar certo.

Então, aproveite essas dicas, antes de colocar a carne pra assar.

●       Se tiver casa, a área do churrasco provavelmente será o seu quintal, enquanto que, se for prédio, a churrasqueira do próprio condomínio. De qualquer forma, ambos os locais precisam estar limpos e organizados. Certifique-se que o espaço possui bom escoamento, principalmente se o número de convidados for grande, se há lixeiras e tire tudo o que possa atrapalhar a movimentação das pessoas.

●     Para forrar a mesa, pode abusar da descontração! Use toalhas coloridas que combinem com a ocasião. Já olhou as toalhas da linha Colore, da Camesa? Elas servem como ótimas opções! Se preferir, utilize jogos americanos, que também são práticos e fáceis de limpar. Você pode utilizá-los seguindo uma única estampa ou misturá-los, a escolha é sua.

●    Deixe também os descartáveis (pratos, guardanapos, talheres e copos) ao fácil alcance de todos. A ideia aqui é que cada um se sirva, portanto, o convidado precisa ter acesso a estes utensílios.

●     Mesa arrumada, dê o seu toque pessoal. Enfeite-a com uma cesta bonita onde irão os pães, que não podem faltar. Aproveite também e deixe alguns bowls com amendoim, queijo, salgadinhos. Enquanto a carne não sai, os convidados podem ir “beliscando” e aproveitando o encontro.

●     Ainda na parte das comidinhas, lembre-se que uma boa variedade de acompanhamentos é fundamental. Capriche na salada, maionese, farofa e arroz. Lembre-se que nem todos os convidados são fanáticos por carne, então, boas guarnições farão toda a diferença!

●     Outro item para não descuidar são as bebidas. Bebidas quentes não combinam! Coloque-as com antecedência em sua geladeira/freezer e depois transfira-as para o recipiente que utilizará na hora (no caso de um cooler ou uma geladeira de isopor). Cubra com muito gelo. O ideal é ter um recipiente para as bebidas alcoólicas e outro para as não alcoólicas, para facilitar a vida de seus convidados.

●     Por fim, as sobremesas! Como carnes são de lenta digestão, o ideal aqui é apostar em frutas ou picolés. São opções refrescantes e que agradam a todos.

Agora sim, acenda o carvão, ponha a carne e aproveite.