Ter uma casa ou apartamento bonito e bem decorado é algo essencial para se chamar de lar. Afinal, como muitos dizem, lar é onde está o nosso coração.
No entanto, não é somente escolhendo as cores e harmonia certa. A limpeza e higienização do lar contribui para uma vida mais saudável e livre de bactérias e germes. 

Para ajudar nesse processo, sugerimos algumas regrinhas básicas para  seguir com o objetivo de deixar sua casa sempre limpinha.

Almofadas e travesseiros

As almofadas e travesseiros devem ser lavados a cada três meses - não estamos falando de fronhas, mas do enchimento mesmo. Para a lavagem, é sempre importante seguir as instruções das etiquetas, mas basicamente almofadas preenchidas com espuma simples, fibra acrílica ou fibra natural podem ser lavadas na máquina, sempre em água fria, no ciclo de lavagem suave.
Materiais mais sensíveis precisam de lavagem manual. E em ambos os casos, sempre deixe secar bem e na sombra. Outro detalhe é de tempos em tempos deixar as peças na máquina de secar, pois o calor ajuda a exterminar germes e bactérias.

Roupa de cama

Nas roupas de cama o grande vilão são os ácaros. Esses organismos invisíveis adoram uma roupa de cama e por um motivo bem simples: nós trocamos de pele constantemente, inclusive quando dormimos, e a pele morta atrai esses bichinhos. Por isso, o ideal é trocar a sua roupa de cama semanalmente. No caso de peças mais pesadas como edredons e cobertores, basta lavar no início e fim da estação de uso, mas sempre colocar as peças para tomar ar uma vez por semana.
Para lençóis e fronhas, basta usar a máquina com sabão em pó e secar no sol. Importante: para crianças de até 5 anos e pessoas com alergias, o ideal é também passar as peças.

Toalhas de banho e panos de prato

Essas peças talvez sejam as que exigem mais cuidado por causa do uso constante.

Toalhas de banho precisam de lavagem semanal. Por ter contato com a água, tornam o ambiente propício para fungos e bactérias devido à umidade.

Os panos de prato são ainda mais preocupantes, já que esses têm contato com a louça e indiretamente com a comida. O recomendado é trocar a cada dois dias.
Para ambas as peças, sempre procure manter estendida, em lugar arejado e com sol, se possível, diariamente.

Outros itens, como tapetes e capachos, merecem uma limpeza semanal mais básica, com aspirador de pó ou vassoura; e mensalmente uma lavagem mais profunda, sempre seguindo a sugestão  etiqueta do produto.

Toalhas de mesa e jogos americanos devem ser limpos com pano e também lavados semanalmente.

Seguindo essas dicas, seu lar ficará mais saudável para toda a família.