O Brasil é um país de litoral imenso, com altas temperaturas em boa parte do ano na maioria das suas regiões, e, por isso, muitas pessoas moram ou possuem casa de veraneio à beira-mar. Pensando nisso, formulamos algumas dicas simples para deixar o seu refúgio na praia lindo e charmoso! Vamos conferir?

Decoração: qual tema escolher?

Há aquele clichê: casa de praia tem que ter tons de azul, branco e ser enfeitada com peças que remetem ao mar! Se você gosta dessa temática, vá em frente! Existem peças incríveis com motivos náuticos, desde réplicas de navios antigos até lavabos feitos com conchas, mas só se você gostar.

Não há um padrão para decorar a sua casa de praia, esta deve ser baseada nas suas preferências pessoais. Afinal, o mais importante é se sentir à vontade. E tem melhor lugar pra se sentir à vontade do que na praia?

Materiais

Independente do seu estilo, é importante alertar sobre o uso de alguns materiais que você pode estar pensando em usar na sua casa. Evite ferro ou afins  que possam oxidar com facilidade, a maresia é poderosa neste ponto e corrói tudo mesmo! Utilize madeira, bambu, fibras naturais, alumínio e inox.

Nunca deixe suas cadeiras de vime no sol, pois podem desbotar. Uma boa alternativa para este problema é envernizar seus móveis de madeira, isto ajuda na conservação. Também não utilize materiais que absorvam umidade, dando preferência aos que sejam fáceis de limpar, para evitar mofo.

Luz do Sol

Deixe a luz do sol entrar na sua vida e na sua casa! Aproveitando a luminosidade, você economiza energia, fora que uma casa clara combina total com praia e verão. Também não descuide da ventilação, principalmente se a sua casa é ocupada somente durante a alta temporada. Em uma casa arejada, o risco dos móveis adquirirem mau cheiro e alguns objetos embolorar é bem menor.

E que tal, se tiver espaço, plantar uma árvore nativa da sua região no seu quintal? Além de proporcionar sombra, ainda vai trazer pássaros, flores e frutos!

Toques Caiçaras

Mantas e almofadas são os acessórios ideias para transformar qualquer ambiente, deixando-os aconchegantes, confortáveis e cheios de vida. Portanto, não economize na utilização destes elementos para a decoração da casa de praia. O ideal é que elas combinem com o estilo previamente definido por você. A Camesa oferece vários modelos destes produtos, aproveite e inspire-se!

Se a sua casa precisar de uma reforma, opte por revestimentos que sejam fáceis de limpar, como o porcelanato, ou que sejam impermeáveis, como os decks de madeira. 

Casa de praia é um ambiente de descontração: aposte na integração de espaços! Aliás, esta dica vale para casas menores, de praia ou não, e é tendência. 

Pronto! Check list da casa feito, decoração em dia, que tal aproveitar pra dar aquele mergulho no mar?