O Natal é uma data muito querida por adultos e crianças! Tudo é muito diferente: um clima de festa, as casas decoradas de forma especial, os presentes e claro, a reunião com pessoas queridas.

E nesse clima especial, não pode faltar a ceia com amigos e familiares, com uma decoração incrível na mesa de Natal. Obviamente não existe uma regra sobre a decoração da mesa, mas algumas dicas e pontos de atenção podem ajudar muito na hora de decorá-la.

Atenção às Cores

0511 - blog1.png

A dica principalmente quanto às cores da sua mesa é trabalhar com os tons tradicionais como o vermelho, verde e dourado, sendo o caminho mais simples para não errar. 

Contudo, se você quiser ousar nas cores, combine tons em dupla: prata e roxo, azul e dourado, marrom e vermelho. Para um visual mais clean, é possível incluir o branco, combinado com o dourado ou vermelho.

Toalhas como Ambientação

0511 - blog2.png

A toalha é um ponto muito importante para a decoração da sua mesa de Natal, já que ela vai dar o tom e a dinâmica de todos os outros itens da mesa. 

Uma toalha estampada com temas natalinos não combina com excesso de itens na mesa. Já uma toalha lisa, em vermelho e verde deixa muito mais espaço para peças douradas e coloridas que trazem mais alegria à mesa de Natal. A toalha branca, por sua vez, é a que  permite itens na mesa, combinando até mesmo com passadeiras xadrez, por exemplo. Claro que tudo deve ser guiado pelo bom gosto.

Detalhes Importantes

0511 - blog3.png

Os detalhes na mesa de Natal são muito importantes e eles estão nos acessórios. Velas, arranjos, castiçais, fitas em guardanapos e pinhas trazem elegância à mesa, e podem ser combinados com estampas natalinas.

E todos os detalhes precisam ser bem pensados: a altura das peças não pode atrapalhar a conversa entre as pessoas ou o acesso aos itens da mesa, as velas não devem ser excessivas já que isso esquentaria o ambiente (e o Natal acontece no calor brasileiro), além do cheiro das velas aromáticas que até atrapalham o aroma e paladar dos convidados. Todos esses pequenos pontos fazem a diferença na sua mesa de Natal.

O mais importante é fazer com carinho, caprichar nas comidas natalinas e encher a casa de alegria, bons pensamento e pessoas amadas.