A decoração da mesa deve ser linda em qualquer ocasião, porque se bem colocada, complementa as refeições com consagração. No dia a dia em casa, uma boa toalha de mesa, guardanapos e utensílios básicos (pratos corretos, talheres, copos e taças) é o suficiente para estimular as refeições em família. No entanto, eles precisam de organização para que o momento seja convidativo e agradável a todos. Para situações mais informais, o jogo americano é uma opção prática que já faz uma grande diferença. 

Para receber convidados em refeições comuns (almoço, chá da tarde ou jantar) ou para ocasiões festivas, como aniversários, Páscoa ou Natal, o ideal é dedicar um pouco mais de tempo para caprichar na arrumação, indo além do trivial diário. Por isso, vale prestar atenção em alguns pontos, que listamos agora para você. Confira! 

- Decoração: tenha referências. Busque ideias na internet, em revistas especializadas ou até mesmo em lojas, para montar uma mesa com personalidade (e se for o caso, com um tema bem definido).  Com isso, coloque a criatividade em prática! Às vezes, a escolha de uma paleta de cores ajuda para manter a decoração em harmonia. 

- Toalha de mesa: ela é a protagonista da refeição, já que estará presente do começo ao fim do momento. Por isso, uma toalha de mesa bonita, de qualidade e que combine com os utensílios é essencial. Para uma ocasião mais chique, escolha uma toalha de mesa jacquard, que deixa o ambiente mais elegante. Confira alguns modelos aqui

- Louças: elas devem ser marcantes. Portanto, aparelhos de jantar com cores e design que harmonizam com o tema escolhido é importante. Você pode escolher as louças tradicionais, que não têm erro ao serem usadas, peças com toque vintage ou até mesmo as estampas que lembram azulejo português.

- Acessórios: eles se destacam pelos detalhes - um anel estiloso para guardanapo de pano, utensílios e refratários repletos de design, taças e jarras estilosas, e por aí vai. Tudo o que for versátil e inusitado fará a diferença. 

- Flores: os arranjos de mesa com flores são coringas. Basta escolher os tipos de flores que se adaptam melhor ao momento, e nisso o seu floreiro ou floricultura poderá te ajudar! A dica final, neste caso, é prestar atenção na paleta de cores escolhida  – os tons de utensílios que estarão na mesa precisam estar equilibrados com os tons das flores.