Sabemos o quão importante é deixar a casa higienizada: limpar pisos, tirar o pó diariamente e fazer uma faxina mais pesada semanalmente. Mas você faz o mesmo com estofados? E com os carpetes? E as almofadas? Em casa temos muitos itens que, se não limpados com uma certa constância, armazenam ácaros e sujeiras, o que podem ser prejudiciais à saúde de quem vive no espaço. Pensando nisso, reunimos dicas e receitinhas úteis para facilitar essa limpeza com mais afinco. Anote aí!

- Carpete ou tapete: aspire-os uma vez por semana, pelo menos. Para remover manchas, encha uma garrafa-spray com água e vinagre; borrife no local desejado e coloque um pano úmido por cima; passe um ferro à vapor quente em cima do pano por cerca de 1 minuto. 

- Sofá: aspire seu sofá uma vez por semana; se as almofadas dele forem removíveis, aspire-as também e coloque-as por 20 minutos no sol, semanalmente. Para manter a limpeza em sofás de tecido, linho e veludo, limpe-os mensalmente com a mistura de um balde de água e meio copo de vinagre branco; o vinagre tira o cheiro e deixa o tecido macio. Para remover manchas, borrife álcool no local e esfregue com uma esponja, escovinha ou pano de microfibra.

- Cortinas: aspire as cortinas de tecido uma vez por semana e lave-as de duas a três vezes por ano. Quanto as persianas, limpe-as com um pano macio e úmido a cada quinze dias.  

- Edredons e cobertores: lave-os em uma lavanderia de confiança a cada três meses (lavar em casa pode deformá-los, devido ao peso que têm). Guarde-os somente quando estiverem limpos e sempre em sacos de TNT (nunca nos de plástico), para evitar que surja mofo, ácaros, traças e oxidação. 

- Como tirar o pó de locais difíceis de serem alcançados: coloque um pano de microfibra em um rodo e prenda com um elástico. O cabo do rodo se tornará uma extensão do seu braço e ajudará você a alcançar esses cantinhos ou lugares altos. Os panos de microfibra da Camesa poderão te ajudar nesse momento.