Os admiradores de um belo banho certamente vão se identificar com esse post. Cá entre nós: o banho só fica perfeito quando é finalizado com uma toalha gostosa, cheirosa e macia na hora de se enxugar, não é mesmo? Mas a dúvida de muitas pessoas é sobre os cuidados diários que se deve ter com as toalhas, principalmente na hora de lavar e guardar.

Para começar, é importante que cada lar tenha um número específico de toalhas, para que haja um rodízio entre elas ao usar – assim, você não castiga a mesma toalha sempre pelo excesso de uso. Isso, por si só, já ajuda a preservar os seus jogos de banho. Para um casal, por exemplo, dois jogos com 4 peças (2 de banho e 2 de rosto), um par de toalhas avulsas, um par de toalhas de rosto e duas toalhas de piso são suficientes. A Camesa possui linhas de banho nos mais diferentes estilos, para atender todos os gostos.

É importante também que as toalhas em uso tenham cores diferentes, para justamente individualizar qual toalha é a de cada morador da casa ou, até mesmo, a dos hóspedes.  Use-as por no máximo cinco dias, depois já é necessário lavá-las.

Na hora de lavar, um erro muito comum é o excesso de produtos usados, que acabam impermeabilizando os fios. Prefira usar somente sabão, no entanto evite o excesso, porque sabão demais endurece o tecido. O amaciante é um dos vilões, já que ele deixa os fios “engordurados”, de forma que não absorvem bem a água. Quer um resultado ainda melhor? Enxague-as duas vezes na lavagem. Além disso, não esqueça da regra básica: lave cores escuras separado das cores claras e jamais misture na mesma máquina as toalhas com outros itens da casa. 

O calor do sol também diminui a vida útil das fibras, sabia? Dessa forma, secar na sombra e em local arejado é o ideal. Se você tiver secadora em casa, coloque as toalhas quase secas nela, por cerca de 20 minutos. Ela esteriliza os fios e ainda deixa as toalhas mais fofinhas. Passar as toalhas com um ferro morno também causa esse efeito.

Realizados todos esses passos, é hora de guardá-las, para mantê-las prontas para o próximo uso. Nesse momento, a organização conta pontos. Confira ideias de como organizá-las no armário. 

Para finalizar, conheça algumas formas de como dobrar toalhas de banho com um vídeo feito pelo canal Donas de Casa Anônimas: