A churrasqueira é uma das áreas de lazer da casa ou de um condomínio indispensável para reunir amigos e familiares. Não é à toa que, hoje em dia, churrasqueiras ou varandas gourmet têm valorizado cada vez mais os imóveis!

Mas há algumas dicas básicas que você deve observar para que sua churrasqueira não lhe traga prejuízos com o tempo de uso, tais como: se é ao ar livre, o ideal é que tenha uma cobertura para evitar a iluminação natural excessiva e contratempos como a chuva, por isso vale investir em revestimento; observe a ventilação, para evitar ventanias que apagam o fogo do carvão ou deixam a comida gelada; as paredes podem ser revestidas de azulejos, para facilitar a limpeza; mesas e cadeiras devem ser posicionadas para não atrapalharem a circulação de pessoas, além de ser em modelos dobráveis.

Confira nossa galeria com imagens de churrasqueiras bem arquitetadas.

Tão importante quando a arquitetura, são os detalhes decorativos e utensílios que compõem o espaço.  

- Jardins externos complementam o ambiente. Caso o espaço seja pequeno, aposte em vasos ou até em uma pequena horta.

- Bancadas de concreto ou de madeira são mais firmes que mesas, por isso são úteis para apoiar utensílios e alimentos na hora de servir.

- Tábua de corte de madeira grossa e faca de serra são indispensáveis para cortar o pão, ingrediente que costuma ser o coadjuvante dos churrascos.

- Garfos trinchantes de aço inox também auxiliam para segurar as carnes.

- A grelha para peixe ou legumes é um acessório básico para quem gosta de diversificar o cardápio.

- Uma geladeira no ambiente é fundamental. Caso não haja espaço para ter uma, opte por um cooler estampado ou divertido, pois ele ajudará a manter as bebidas geladas.

- Panos de prato são uteis para todos os momentos. Se forem com temas relativos a churrasco e culinária, ainda complementarem o local com graça. A Camesa possui uma gama de panos de prato dos mais diversos estilos; veja as estampas que têm a cara desse assunto.

- Aparador para louças e panos multilimpeza de microfibra igualmente são práticos para limpar o ambiente quando o churrasco chegar ao fim.