Chegou uma das épocas mais gostosas do ano: tempo de festas juninas! A comemoração cai no gosto da maioria dos brasileiros. Em todas as regiões do país há um estilo específico de festividade e em nenhuma delas deixa de ter quermesse, comidas típicas, quadrilha de dança, brincadeiras e muita tradição.

Se você está pensando em organizar uma, saiba que a decoração é fundamental, pois é ela que leva o clima animado para o ambiente. Preparar esse tipo de festa é destacar a simplicidade e muita cor. Então, vamos às nossas listinhas sobre o que é preciso ter em mãos para tal?

- Para a decoração, invista em palha, palitos de sorvete, papéis coloridos e retalhos de tecidos.

- Faça muitas bandeirinhas, pois elas são indispensáveis para esse evento, já que trazem a identidade ao espaço. Elas podem ser feitas com papel seda colorido, com tecidos estampados ou com folhas de revistas, e amarradas com barbante.

- Boneco de palha, balão de jornal colado na parede, tecido xadrez e espigas de milho também são marcantes na ambientação.

- Os salgados mais habituais são: cachorro quente, carne louca, pipoca, pastel, cuscuz, milho verde e amendoim.

- Para os doces, aposte em pamonha, bolo de fubá, canjica, arroz doce, pé de moleque, paçoca, cocada, doce de abóbora e maçã do amor.

- Para beber, quentão e vinho quente são fundamentais. Mas é importante também ter bebida sem álcool, por isso café, chocolate quente e suco de milho ganham destaque.  

- Para organizar os alimentos e bebidas, temos duas sugestões: aposte em uma mesa central com todos os itens ou pequenas mesas espalhadas pelo espaço, separando-as em mesa de salgados, de doces, de bebidas etc.

- Para finalizar, a trilha sonora com músicas típicas também não pode faltar. Nesse link você ouve um pout porri com os sons mais tradicionais, que certamente irão divertir a todos: