Os quartos costumam ser pontos focais em projetos de arquitetura e decoração, afinal é neles em que mantemos nossa intimidade e desfrutamos dos momentos de descanso. Para manter esse espaço como se fosse um oásis individual, uma decoração que combine com o estilo do dono do ambiente e que traga aconchego acima de qualquer circunstância é mais do que necessário. A seguir, separamos dicas de itens que não podem faltar em um quarto, seja ele para crianças ou adultos. Confira!

Para crianças

- Crianças precisam de um ambiente em que possam dormir, estudar e brincar, de forma que a criatividade dê espaço para a imaginação florescer e para desenvolver o aprendizado. 
- Romper estereótipos é mais do que permitido – meninas podem ter o quarto com tons de azul assim como meninos podem ter um quarto em tons de vermelho, por exemplo. O importante é criar um ambiente harmônico, agradável e útil. 
- Uma lousa ou quadro de avisos pode ser interessante para anotações escolares importantes ou para recados de carinho deixados pelos pais ou amigos. 
- Nichos e prateleiras são itens que servem de suporte para elementos como livros e brinquedos, servindo tanto como adornos decorativos ou como organizadores.

- Um móvel colorido traz alegria ao ambiente; ele pode ser na mesa de estudos ou utilizado no canto da leitura. Essa função colorida também pode ser feita com a ajuda de edredons ou colchas estampadas da Camesa, que ao serem colocadas são capazes de renovar o lugar.

Para adultos

- Em quartos pequenos esqueça cores escuras, já que elas podem dar a aparência de que o ambiente é ainda menor. Portanto, invista em tons claros, que conferem sensação de amplitude.
- Móveis baixos fazem o ambiente parecer menor do que é. Aposte em uma cama alta, com uma grande cabeceira. 
- Invista em espelhos, já que na decoração têm a função de proporcionar aspecto maior aos ambientes. 
- Quem gosta de ler antes de dormir, um abajur em cima do criado-mudo, além de ser um item decorativo que traz elegância, é um aliado na hora da leitura.

- A roupa de cama não serve apenas para conferir conforto na hora de dormir, ela é um item importante de decoração. Para dar vida em um quarto sóbrio, aposte em cores fortes e estampas, como o patchwork ou floral. Já as opções lisas são clássicas e diminuem o risco de erros, portanto caem bem em ambientes com papel de parede. 
- Para dar um toque a mais à cama, invista em composições com almofadas e porta-travesseiros. Eles trazem aconchego.