As rolhas de vinhos são feitas de cortiça, um material 100% natural e que não polui o ambiente. Por ter esse apelo sustentável e um visual rústico, elas são reutilizáveis em diversas decorações, dando um toque inusitado ao ambiente. Com criatividade, é possível elaborar objetos que além de lindos, ainda são úteis. Veja ideias!

- Quem aprecia vinhos, costuma colecionar as rolhas das garrafas abertas. Juntas, podem ser armazenadas dentro de um vaso de vidro, para decorar um buffet ou aparador na sala de jantar. Com um pouco de cola, podem também compor objetos artesanais como letras e esferas.

 - Naquele momento “do it yourself” de utilidades, com as rolhas é possível criar descanso de panelas ou descanso de copos, molduras para relógio de parede ou para porta-retrato, ímãs de geladeira ou cabinhos de facas. 

- O tradicional mural de cortiça para avisos no escritório pode ser substituído por um mural feito de rolhas, que terá a mesma finalidade (pregar avisos com tachinhas estilo percevejo).  Além disso, trará muito mais personalidade ao espaço. 

- Para festas como casamentos, aniversários ou jantar com amigos, as rolhas podem servir de apoio para colocar os nomes dos convidados e determinar o local onde cada um sentará, ou para segurar o cardápio a ser servido; em ambos os casos, basta fazer um corte no meio da rolha e acoplar o papel.

- Da mesma forma, é possível transformar um grupo de rolhas em carimbos, que podem alegrar uma festa infantil. Para isso, em uma das pontas recorte os moldes nas rolhas e molhe-as em tinta colorida.  

A ideia dos carimbos pode ser aproveitada também na sua toalha de lavabo da Camesa. Dá uma olhada nesse passo a passo que legal: