Cada vez mais as pessoas buscam formas de manter em ordem o lar ou o escritório. Os principais motivos são: o espaço pequeno ou o número grande de pessoas que habita o local. Realmente esses dois fatores dificultam a organização, mas não são empecilhos. Mas como organizar? 

Separamos dicas úteis de como fazer isso com os mais diversos itens, de alimentos a bugigangas. Vamos começar? 

- Triagem: descarte tudo o que você não usa mais. Se desfaça de eletrodomésticos antigos que estão encostados e objetos decorativos quebrados, que só acumulam poeira. Doe roupas e sapatos que você não usa há mais de 6 meses, assim como brinquedos.

- Setorização: separe itens de acordo com o seu setor e defina os locais que serão colocados nos armários. 

- Organização: estantes, prateleiras, caixas e potes de plástico são ótimos para organizar. Etiquetas denominadas também são muito importantes nesse momento, já que conseguem delimitar aonde cada item deve ficar.

A Camesa preparou etiquetas personalizadas para te ajudar na organização. Baixe o arquivo para impressão clicando aqui

Não se esqueça da outra parte da organização: as roupas que vestem a casa. Roupas de cama, toalhas de banho, toalhas de mesa e panos de copa também precisam ser dobrados e guardados adequadamente. Dobrar de forma padronizada cada item deve ser um hábito diário, para manter em ordem o seu cantinho. Para dobrar toalhas de banho e guardá-las no armário de forma organizada, confira o vídeo com as dicas do blog Organize sem frescura:

Quer mais dicas sobre organização, em geral? O programa “Santa Ajuda”, do canal GNT, é apresentado por Micaela Góes, uma experiente consultora em organização. Nele, Micaela mostra, de um jeito divertido e simples, dicas e exemplos de como deixar tudo no lugar. Acesse a página do programa e dê plays nos vídeos: http://gnt.globo.com/programas/santa-ajuda.