Os padrões e ciclos de sono mudam bastante durante o processo de crescimento da criança. O recém-nascido tem um ciclo de sono irregular e dorme tanto durante o dia quanto a noite. Aos poucos, o bebê vai aprendendo a distinguir a noite e o dia, e começa a dormir mais horas durante a noite. 

No decorrer do crescimento, para dormir bem, a criança tem de aprender bons hábitos de sono, e principalmente, precisa aprender a dormir sozinha. Nós damos algumas dicas que tornarão esse processo mais fácil e menos problemático.

1. Reconhecer os sinais de cansaço

Cada criança tem a sua própria forma de mostrar que está com sono. São sinais de fácil entendimento, como, esfregar os olhos, bocejar, mudar o humor, resmungar ou querer colo e atenção. Sua principal tarefa  é aprender quais são os sinais que sua criança dá. É importante não esquecer que estes sinais podem mudar à medida que a criança cresce. Crie condições para a criança dormir quando precisa. Quando a criança fica muito cansada, até dormir se torna um problema. É importante a criança aprender a associar a sensação de sono ou cansaço com a possibilidade de dormir e descansar com conforto.

2. Estabelecer uma hora de deitar

Criar uma rotina é essencial para uma disciplina no sono. O tempo que a criança tem disponível para dormir deve respeitar as necessidades de sono que ela precisa de acordo com sua rotina. Por exemplo, se a criança se levanta todos os dias às 8h e precisa de 11 a 13 horas de sono durante a noite, deverá ir para a cama por volta das 20h. Se a criança continuar a mostrar sinais de cansaço, os pais devem rever a hora de deitar. 

3. Estabelecer rituais de sono

Os rituais de sono ajudam a criança a sossegar e preparar-se para dormir. Envolva a criança numa série de atividades calmas nos 30 minutos antes de deitar. 
Listamos alguns exemplos: 
. Lembrar que é hora de sossegar
. Ir ao banheiro realizar a higiene noturna (escovar os dentes, um banho relaxante)
. Fazer atividades sossegadas, como contar histórias, cantar uma canção ou simplesmente um bate papo tranquilo sobre o que aconteceu no dia. 
. Deitar, aconchegar e dar beijinho. O mais importante é manter o ritual, ou seja, o mesmo tipo de atividades, na mesma ordem, mais ao menos na mesma hora, todos os dias. 

4. Disponibilizar um ambiente propício ao sono

A criança precisa ter à sua espera um ambiente que oferece conforto, tranquilidade e que seja convidativo para dormir.  Essa preparação do ambiente parte da decoração, com cores calmas e objetos de decoração não muito chamativos. Os brinquedos devem estar guardados.

Uma parte importante do desenvolvimento desse ambiente é a roupa de cama. A Camesa oferece várias opções que ajudam a compor um quarto infantil e que garantem essa tranquilidade sem perder a essência de criança. Conheça e se apaixone!