Formas geométricas na decoração

Formas geométricas na decoração

Elementos em formato geométrico na decoração tornam o ambiente mais moderno, por isso são uma ótima aposta para renovar seu lar.

Isso acontece pois as estampas e composições geométricas se encaixam muito bem nas mais diversas decorações. A grande gama de cores e texturas possibilitam isso. Outra ótima razão para incluir os formatos geométricos é que eles são um caminho mais fácil para renovar um ambiente sem grandes gastos, bagunça e planejamento amplo como de uma reforma. Com tudo, cabe algumas dicas e cuidados para um bom uso desse recurso, evitando sobrecarga de formas.

Para o quarto

1704-blog1.png

Está em alta o uso de almofadas e lençóis com motivos geométricos, ideal para um ambiente mais reservado como o quarto e para aqueles que querem um toque mais sutil. Outro bom caminho são os tapetes. Para as almofadas, aposte em estampas variadas, mas com cores próximas para uma harmonia e se quiser usar uma cor destoante, guarde para o lençol.

Para o banheiro

1704-blog2.png

O ambiente do banheiro costuma ser mais compacto, por isso estampas geométricas caem muito bem se o espaço tiver de 2 à 3 tonalidades de cores. Mais do que isso deixará o banheiro com aparência de bagunçado.

Vale apostar em elementos como quadros, toalhas e espelho. E se você estiver reformando o banheiro, pode trazer geometria no gabinete e pia.

Para sala

Mais amplo, esse é o espaço que as formas geométricas podem ser espalhadas: sofás, tapetes, almofadas, cortinas e espelhos são boas apostas. Combine formas e texturas diferentes, mas sempre aposte no bom senso para não poluir o ambiente, conservando um pouco de sobriedade para equilibrar o espaço.

Para a cozinha

1704-blog4.png

Esse é um ambiente mais delicado e trazer a geometria para a decoração é mais difícil. Além de elementos como o capacho, toalhas e quadros, vale montar um pedaço grande da parede com motivos geométricos coloridos, trazendo mais alegria para a cozinha. 

Outros ambientes, como a varanda, também podem ser beneficiados pelos elementos geométricos. Por exemplo, uma daquelas cadeiras suspensas em forma de casulo se torna o destaque do espaço.

1704-blog5.png

Seguindo essas dicas e indo aos poucos, os elementos em formato geométrico são uma grande aposta para renovar a decoração do seu lar.
 

Quarto relaxante

Quarto relaxante

Já parou pra pensar em quanto tempo você passa no seu quarto? Considerando só as horas dormidas e obedecendo a recomendação de 8 horas de sono por dia, você passa um terço de sua vida no quarto.

Com esse tempo, é fácil perceber a importância do quarto e é essencial que ele seja um ambiente leve, pronto para deixar seu descanso mais confortável.

Organização do espaço

0304-blog1.png

Cada pessoa tem seu hábito de organização e é comum as pessoas dizerem que se encontram na própria bagunça.

Mas para um quarto ser realmente confortável é importante que haja organização. Espaços livres e sem obstáculos ou bagunça ajudam o cérebro a relaxar, já que ele naturalmente sai do estado de alerta ou atenção.

O mesmo vale para o quarto das crianças, por isso mandá-las recolher os brinquedos do quarto antes de dormir é essencial para uma boa noite de sono.

Cores das paredes

0304-blog2.png

Apesar das cores vibrantes entrarem na moda de tempos em tempos, é ideal que as paredes do seu quarto tenham cores suaves e relaxantes. Segundo a cromoterapia, duas cores recomendadas são o azul que é tranquilizante, e o verde que pode ser considerado uma cor de cura. Esses tons contribuem para acalmar pessoas muito agitadas. Uma ótima recomendação inclusive para o quarto das crianças, já que a infância é uma fase bem agitada.

Caso você queira apostar em uma cor mais quente como o vermelho, isole o tom para apenas uma parede ou um detalhe do quarto.

Personalização do espaço

0304-blog3.png

A sensação de pertencimento é uma importante característica que deve ser aplicada ao quarto, já que ajuda a relaxar. Objetos pessoais e painel de fotos são ótimos meios de personalizar o espaço e mostrar que ele é seu e logo, pode ser um ambiente de segurança.

Luz do Sol

0304-blog4.png

O sol tem um grande poder de renovação no ambiente, já que aquece e ajuda a eliminar inclusive bactérias. Por isso, durante um período do dia deixe a janela do quarto aberta e permita que a luz do sol entre. Isso afetará positivamente seu sono.

Olfato confortável

Muitas vezes o estímulo olfativo de um ambiente pode passar despercebido conscientemente, mas subconscientemente ele faz diferença. Dos produtos de limpeza aos essenciais, procure deixar no quarto cheiros que te fazem bem e passam conforto e trazem boas sensações.

Seguindo essas dicas e evitando muitas distrações antes de dormir, seu sono será mais relaxante e revigorante para o dia seguinte.
 

Decoração de outono para o seu lar

Decoração de outono para o seu lar

Acabamos de nos despedir do verão e entramos no outono, uma estação mais fria e para muitos, mais aconchegante. Com esta mudança, também vem uma grande oportunidade para mudar sua decoração e deixá-la com a cara da estação.

Para te ajudar nessa virada de decoração, separamos algumas dicas “quentes” para o outono. Olha só!

Uma casa mais quente

2703-blog1.png

Para começar a redecorar sua casa e torná-la mais aconchegante e quentinha abuse de itens mais felpudos e confortáveis. Uma ótima sugestão é tirar as mantas do armário, trocar as capas de almofada e colocar tapetes (dê uma olhada nos tapetes macios da Camesa).

Velas na decoração

2703-blog2.png

Um ótimo recurso para trazer um clima de outono para sua casa é incluir velas decoradas no ambiente. Além de serem peças bonitas, podem ser usadas para gerar uma meia luz e trazer um clima intimista e acolhedor.

Algumas pessoas usam as lâmpadas amarelas para gerar esse efeito, mas é bom tomar cuidado pois elas gastam mais energia que as lâmpadas brancas.

Cores outonais

2703-blog3.jpg

Na renovação das suas mantas, tapetes, almofadas e até na roupa de cama é recomendado usar tons sóbrios como o cinza e azul, para criar uma atmosfera outonal. Além da renovação de cores, essas opções ajudam a aquecer o ambiente tornando o espaço mais aconchegante.

Natureza morta

2703-blog4.png

As estações frias combinam muito com tons terrosos e elementos de natureza morta. As melhores opções são as plantas e folhas secas na decoração e peças de madeira como baús, mesas e cadeiras para o seu espaço. Esse tom rústico é ótimo para destacar elementos da decoração, mas sem exagero para não pesar o ambiente.

Fotografias em preto e branco

Com todos esses elementos mais sóbrios e rústicos, não faz muito sentido manter na parede um quadro colorido em tons festivos, já que ele fica destoante da decoração. Neste caso uma boa ideia é levar para sua parede quadros de fotografias em preto e branco, que combinam com um ambiente mais sóbrio e evitam que sua parede fique vazia.

Seguindo essas dicas é possível preparar sua decoração para o outono sem uma grande reforma ou altos custos, mantendo seu estilo próprio e tornando seu lar mais aconchegante! Bem-vindo, outono.

Benefícios do peixe 

Benefícios do peixe 

Todos sabem que além do chocolate, outro alimento tradicional na Páscoa é o peixe, considerado prato principal da Sexta-Feira Santa, devido ao fato de algumas religiões não permitirem o consumo de carne vermelha nesta data.

2003blog1.png

Mas independente de qualquer crença, o fato é que o peixe é um alimento muito saudável, amigo de qualquer dieta e que traz benefícios para a saúde. Hoje enumeramos alguns deles.

O consumo regular de pescado, ao menos duas vezes por semana, só gera vantagens à saúde. Os peixes são fonte de vitaminas (A, E, D e niacina) e micronutrientes (ferro, iodo, magnésio, cálcio, sódio, fósforo, potássio, flúor, selênio, manganês e cobalto), além de ácidos graxos essenciais, como o ômega-3, recomendado para o bom funcionamento do coração, pois reduz o risco de infarto e AVC, evita a formação de coágulos, diminuiu os índices de triglicerídeos e previne as arritmias, ao estabilizar a atividade elétrica do coração.

Existem dois tipos de peixes: os gordos e os magros. Os gordos são aqueles cuja gordura está dispersa por toda a pele, como o salmão, atum e sardinha. Os mesmos são ricos em vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) e possuem alto índice de iodo, um mineral essencial ao bom funcionamento da tiróide.

2003blog3.png

Já os pescados considerados magros são aqueles de gordura localizada praticamente só no fígado, o que é o caso do robalo, garoupa e tainha. Eles também possuem uma série de nutrientes importantes para a nossa saúde, com a vantagem de possuírem a metade das calorias de um peixe gordo.

Apesar disso, não se assuste: mesmo um peixe gordo tendo um valor calórico um pouco maior, é menor do que da carne vermelha. Além disso, a gordura dele é altamente benéfica para o corpo humano, pois transforma o colesterol ruim em bom. 

Por fim, ambos apresentam textura suave, permitindo que sejam facilmente mastigados, o que auxilia no processo digestivo e evita transtornos como a azia, má digestão ou sonolência após a refeição.

2003blog2.jpg

Quanto ao preparo, a melhor maneira é assar ou grelhar, que mantém a qualidade nutricional do peixe. E, para fecharmos novamente em clima de Páscoa, o mais tradicional dos peixes para esta época do ano é o bacalhau, igualmente rico em minerais – como o ferro e fósforo –, vitaminas A, E e D e com colesterol quase zero. Pensando nisso, sugerimos uma receita deliciosa para este feriado!

Isso sim é uma Páscoa deliciosa e saudável ao mesmo tempo. Aproveite!
 

Organizando a área de serviço

Organizando a área de serviço

A área de serviço é, por muitas vezes, a parte mais esquecida e bagunçada da casa, não é mesmo? E há algumas razões para isso, além de geralmente serem pequenas, podem acumular diversas funções, como: o local onde lavamos e passamos roupas, o cantinho no qual guardamos aqueles objetos que só usamos de vez em quando ou até mesmo pode funcionar como um lugar onde você cultiva suas plantas ou é usado como ateliê. Mas otimizando os espaços, é possível deixá-la com outro aspecto e no fim, você sentirá até orgulho de ter um cômodo tão organizado.

O primeiro passo é checar a disposição da sua área de serviço: ela é integrada com a cozinha? Dá pra colocar alguma divisória separando os ambientes?

1303blog1.png

Ambientes separados ficam mais organizados e você pode fazer da maneira mais simples, como instalando uma porta de correr. Aqui sugerimos que utilize o vidro como material para que não tire a luminosidade do ambiente, a não ser que sua cozinha e área de serviço possuam janelas individuais.

Continuando na linha que sua lavanderia e cozinha façam parte do mesmo ambiente, é importante manter o padrão da decoração nos 2 lugares: se a sua cozinha é estilo retrô, mantenha o mesmo na lavanderia. Se é mais básica, a mesma coisa. Mas, se for separada, não há problemas em eleger um estilo que mais lhe agrade. Utilize papel de parede, pastilhas de vidro, e até uma pintura colorida.

1303blog2.png

Após decidir se você irá ou não separar os ambientes, é importante definir o que será feito neste espaço, por exemplo: as roupas serão lavadas e passadas no mesmo local? Isto é importante devido à escolha dos móveis, para que sejam planejados de acordo com as suas necessidades. Hoje existem armários feitos especialmente para esta área da casa, com tábua de passar embutida, suporte para ferro e até cabideiros. Em outros, você consegue guardar uma escada média de alumínio e há ganchos feitos especialmente para você pendurar vassouras e rodos. É só pesquisar direitinho que certamente você encontrará algo que irá lhe atender.

Além de móveis funcionais, você também poderá investir em prateleiras e nichos, que podem servir tanto para organizar materiais de limpeza quanto para cultivar seus vasinhos de temperos.

1303blog3.png

Já quanto à escolha do varal, dê preferência ao retrátil ou mesmo ao de teto, que não requerem muito espaço. Sobre a lavadora e secadora, sem dúvida a melhor opção é investir em um único eletrodoméstico que acumule estas duas funções. Mas, caso já possua as duas máquinas, tente deixá-las lado a lado, integradas com a sua cuba através de um tampo de granito. Esse tampo servirá como uma mesa, que você poderá utilizar tanto nas funções de lavanderia, ou até mesmo para aquelas que fazem da área de serviço um ateliê. Também há a opção de verticalização dos eletros, mas se for fazer entre em contato com a assistência técnica autorizada das marcas.

Com tudo isso em mente, é hora de se organizar, e não esqueça que o principal é fazer com que o layout seja o melhor possível para seu uso e praticidade diária.