Entendendo as etiquetas

Antes de você comprar alguma roupa, seja ela para uso pessoal ou para a sua casa, você costuma verificar a etiqueta com as instruções da peça? A maioria das pessoas não faz isso e preferem cortá-las, principalmente em roupas de vestir e acaba ignorando as instruções das etiquetas.

No entanto, é na etiqueta que está guardada a chave para resolver a maioria dos problemas mais comuns na lavagem das roupas, como desbotamento, encolhimento e manchas. Portanto, é fundamental ler os símbolos de etiqueta antes de colocar tudo na máquina. Seguindo as instruções de lavagem, você evita perder as suas peças e mantém a durabilidade, garantindo cuidado e boa aparência!

2208-blog1.png

E mesmo que pareça ser complicado, os sinais contidos nas etiquetas são universais, ou seja, até mesmo aquela peça comprada fora do país segue o mesmo código. 

Basicamente, os símbolos se dividem em 5 categorias:

1ª Lavar: representada pela figura da tina, indica se a roupa pode ser lavada à mão ou máquina, temperatura da água, instruções de enxágue e centrifugação.

2ª Alvejar: tem como símbolo um triângulo, indica se a peça pode ou não utilizar alvejantes com cloro na limpeza.

3ª Secar: utiliza um quadrado como figura principal, e instrui se as roupas devem ser secas sob a luz natural ou secadora, além da temperatura e posicionamento adequados.

4ª Passar: o ferro indica se a peça pode ou não ser passada, e qual a melhor temperatura na obtenção do resultado ideal.

5ª Lavagem à seco (lavagem profissional): são instruções voltadas à lavanderias e casas especializadas, portanto, não se preocupe com elas!

Abaixo, segue uma tabela com alguns exemplos de etiquetas:

2208-blog2.jpg

Agora que tudo está mais claro e explicado, nada de sair cortando etiquetas por aí sem prestar atenção no que elas dizem sobre os cuidado de lavagem.

10 dicas de roupas de cama

10 dicas de roupas de cama

Já passamos aqui várias dicas sobre tipos de tecidos utilizados em lençóis, prós e contras de cada material... Hoje vamos dar algumas dicas sobre os cuidados corretos com cada produto, já que tão importante quanto escolher o material é cuidar direitinho da sua roupa de cama para que ela dure muito mais e fique sempre impecável!

● Na hora de lavar, separe as roupas de cama em: brancas, lisas e coloridas. Assim, você evita que elas possam ficar manchadas.

● Não exagere no sabão: uma tampa para 8 kg de roupa é suficiente. Além disso, procure lavar as roupas de cama com água morna, mantendo o enxágue final com água fria.

● Evite que as roupas desbotem secando-as à sombra e não ao sol.

● Atenção à temperatura do ferro, ela precisa ser de acordo com cada tipo de tecido, vale ficar de olho na etiqueta.

● Não deixe as roupas de molho por muito tempo, as peças, principalmente as coloridas, podem começar a soltar tinta e manchar as demais.

● Tecidos em poliéster soltam bolinhas que podem aderir às fibras naturais de outra peça, comprometendo a maciez e aparência do produto. Por isso, lave separadamente peças que possam apresentar este tipo de problema.

● Depois de adquirido, o lençol deve ser lavado antes da primeira utilização. Isto o torna mais macio e melhor ajustável na cama.

● Guarde as roupas de cama sempre em locais secos e arejados.

● Para guardar edredons e cobertores, utilize sacos de algodão ou TNT, e os lençóis, dobrados em jogos. Organize os tons, desde os neutros até os mais fortes.

● Nos tecidos 100% algodão, após a primeira lavagem ocorre um encolhimento natural do tecido, variando até 10% do tamanho inicial, fique atento na hora de comprar.

Seguindo essas dicas e aproveitando as opções de roupa da cama da Camesa, seu quarto vai ficar mais limpinho e organizado por mais tempo, refletindo na qualidade do sono!

Bons motivos para usar roupão

Convenhamos, o roupão não é uma peça muito popular no guarda roupa do brasileiro. Mas quem usa, não se desfaz por nada desta peça, tão útil e aconchegante! E temos motivos de sobra para ter (e se apaixonar) por ele.

Hora do banho

Aquela sensação desagradável de sair do banheiro quentinho e ir para o quarto no frio acaba a partir do momento que você possui um roupão para lhe proteger! Roupões são ideias para evitar choques térmicos, principalmente agora, que estamos no inverno. Esta dica também vale para quem frequenta piscinas de academia: como as mesmas são aquecidas, nem sempre o percurso até o vestiário é o mais agradável.

Várias atividades, um único roupão

Mas se engana quem acha que um roupão serve somente para proteção. Ele te auxilia naquelas horas que já saímos do banho, mas ainda não nos vestimos pois temos outras coisas para fazer antes, por exemplo: se barbear, secar o cabelo e maquiar-se. Ou simplesmente quando bater aquela preguiça de se vestir ao mesmo tempo que o sofá da sala está nos chamando para relaxar. 

Qualquer um pode usar

Não importa sexo ou idade: o roupão atende todos os públicos. Pode ser um ótimo presente para aquela pessoa querida, item de enxoval e até mesmo para as crianças, já que existem inúmeras opções de roupões estampados com os heróis da garotada, o que tornará o momento de ir para o chuveiro mais divertido. Escolha o modelo que melhor lhe atende: longo de microfibra para dias mais frios e curto de fibras naturais quando estiver calor. Ambos precisam ser confortáveis.

Aproveite esses bons motivos para usar um roupão e conheça os modelos da Camesa.

Cuidados com as toalhas de banho

Você sabe comprar uma toalha de banho? Por mais boba que esta pergunta possa ser, é importante ter este conhecimento para adquirir um produto de qualidade, que não irá encolher ou ficar áspero. E depois da compra, sabe direitinho a maneira de conservar a sua toalha? São cuidados simples, mas que fazem toda a diferença.

O ponto principal é observar o material que compõe o produto. Se forem fibras naturais, como bambu ou algodão, pode seguir, já que as mesmas resultam em toque macio e de ótima absorção. Aliás, isto é fundamental, já que toalhas inicialmente ásperas se tornam cada vez mais ásperas com o tempo. Bons materiais garantem a utilização de uma toalha por vários banhos sem aquela sensação do corpo sendo arranhado.

Outro item a ser observado é a gramatura, que é basicamente a espessura e densidade da toalha. Quanto mais grossa, maior o poder de absorção de umidade. Principalmente no caso de mulheres com cabelos maiores e mais volumosos, toalhas mais espessas são ótimas para secar os fios molhados. As mais finas são recomendadas para banhos rápidos.

Gramaturas acima de 360 g/m² são boas, mas toalhas mais macias e com melhor poder de absorção têm 400 g/m² ou mais. Confira a etiqueta do produto na hora de escolher.

Além disso, não esqueça de colocar a toalha contra a luz antes de adquiri-la: se houver transparência, já descarte-a. Preste atenção também no tamanho que vai lhe atender melhor: a maioria mede 60 a 70 cm de largura por 130 a 135 cm de comprimento. Para pessoas altas, toalhas maiores são mais recomendadas.

Na hora do cuidado, vale lembrar que toalhas não devem ir para secadoras, já que a alta temperatura diminui a vida útil. Seque-as à sombra preferencialmente, pois o sol deixa as fibras enrugadas e ressecadas, aumentando a sensação de aspereza. Isso também vale para a alta temperatura do ferro de passar. Assim, só recolha as toalhas do varal, dobre-as e guarde-as no armário.

E a última dica é não exagerar no uso do sabão nem do amaciante na hora de lavar: se usados em excesso, o primeiro deixa as toalhas muito duras e o segundo sela as fibras, fazendo com que a absorção deixe de ser eficiente.

Com esses cuidados, além de toalhas que irão durar muito tempo, o conforto será ainda maior.

Feng Shui na sua casa

A técnica milenar chinesa, o Feng Shui, estuda os efeitos das energias do ambiente – natural e construído – sobre as pessoas, sua saúde, seus relacionamentos e prosperidade. De acordo com a ciência, todos os seres que compõem o universo devem estar em harmonia. Assim, a técnica aponta algumas medidas para captar o fluxo das boas energias geradas pelo ambiente e usufruir disso no cotidiano. Confira as dicas que temos para cada ambiente de sua casa!

Hall de entrada

Mantenha esta área livre e desimpedida. No feng shui, o hall de entrada tem influência no caminho da vida. Se a primeira coisa que vê quando entra em casa é bagunça, os níveis de energia baixam. Arrume os sapatos que possam estar espalhados pela entrada, organize o correio, guarde apenas o que realmente precisa. Não tenha nada que impeça a abertura total da porta, isso bloqueia a energia no espaço.

Escritório

Trabalhar rodeado de papéis e confusão não é benéfico para ninguém. Tenha um lugar específico para tudo e mantenha as coisas no lugar: será mais fácil encontrá-las quando precisar. Se tem o hábito de apontar tarefas em post-its, passe a escrever tudo numa agenda ou num bloco de notas: assim evita ter vários papéis espalhados. Trabalhar numa mesa organizada e limpa aumenta a criatividade, a produtividade e a satisfação com o trabalho.

Quarto do casal

Guarde os sapatos, acessórios e carteiras nos respetivos lugares. Mantenha os sapatos que usa e estão em bom estado, deixe o resto fora. Separe a roupa que já não usa mas tem guardada "em caso de". Se não usou uma peça nos últimos dois anos, venda-a, troque-a ou doe. Não guarde roupas apertadas na esperança de perder peso. Limite-se ao presente. Evite ter tralha debaixo da cama: influencia a qualidade do sono. Se tiver gavetões, guarde apenas roupa lavada e bem arrumada, nunca sapatos.

Quarto das crianças

Guarde os brinquedos, livros, cadernos, sapatos, entre outras coisas, nos respetivos lugares. Retire as coisas que não pertencem ao quarto. Certifique-se de que tudo tem um lugar próprio e ensine as crianças a guardar os seus objetos nos respectivos lugares e a manter o quarto arrumado.

Sala de estar

A sala é o ponto de encontro da família, o local onde recebemos as visitas. Como tal, devemos ter um cuidado especial com esta divisão: deve estar sempre impecável. Uma sala desarrumada ou com muitas coisas pode ser tão desconfortável como uma sala vazia. Retire aquilo que está apenas ocupando espaço e  incomodando; deve deixar espaço entre os móveis para que as pessoas possam circular sem tropeçar em nada. Se não tem espaço nem para mais um livro nas prateleiras, aproveite para doar alguns à biblioteca, vender ou trocar alguns com amigos. Agarrar-se aos velhos livros impede o espaço para novas ideias.  

Cozinha

Na cozinha é importante ter tudo funcionando, se desfaça dos eletrodomésticos deixados de lado por falta de uso. Uma das regras do feng shui é nunca ter em casa coisas estragadas ou quebrados. Quando tiver um eletrodoméstico quebrado, mande consertar o mais depressa possível, veja se tem arranjo, se compensa ou se vale o investimento de  comprar um novo. O mesmo com objetos partidos: se alguma coisa precisa ser consertada, está perdendo energia. Deve ser reparada ou substituída.

Banheiro

É importante manter o banheiro e lavabo sempre arrumado e limpo. Recolha a roupa espalhada e coloque-a no cesto da roupa suja. Se for necessário, troque as toalhas. Esvazie o lixo se for necessário, não deixe acumular.