Coisas para fazer no Inverno

Coisas para fazer no Inverno

O inverno está chegando, e com ele, o frio! Enquanto no verão todos querem ir à praia e passear ao ar livre, durante o inverno a preferência é ficar em casa, curtindo o conforto e a preguiça. Por isso, separamos várias dicas de coisas que você pode fazer para aproveitar a estação mais gelada do ano no lugar mais aconchegante da terra: nossa casa!

Comer fondue

Fondue é bom demais, e se tiver uma taça de vinho do lado, melhor ainda! Aliás, que tal preparar uma noite do fondue para os seus amigos ou família? Há uma variedade boa de sabores, como carne, frango, queijo e o famoso frutas com chocolate como sobremesa.

Tomar sopa

Essa também é clássica! Sopa aquece o coração e a alma! Nesta época, há vários restaurantes e padarias que promovem festivais deliciosos, com uma grande diversidade do prato. Mesmo assim, quando sobrar um tempinho, prepare uma sopa bem saborosa feita em casa e não esqueça do pão para acompanhar!

Fazer maratona da sua série favorita embaixo do cobertor

Você acordou domingo, olhou pela janela e o tempo está aquele friozinho cinzento...O que você faz? Volte para cama e assista suas séries preferidas, de pijama mesmo, o dia todo! Não é o máximo?
Ok, se você tem filhos e não pode se dar ao luxo de passar um dia inteiro assim, que tal chamá-los para a sua cama e assistir um filme familiar bem bacana com eles?! Os pequenos irão adorar ficar na cama dos pais e os pais também vão curtir a companhia.

Passar o final de semana de moletom e meia

Essa combinação não é a mais elegante do mundo, mas com certeza é a mais confortável e o melhor: todos em casa provavelmente também vão aproveitar! Se quiser incrementar com acessórios como touca ou luva, também não tem problema: quanto mais quente, mais fashion você estará.

Beber um chá bem gostoso antes de dormir

Já reparou que ao tomarmos alguns chás, como capim cidreira e camomila, ficamos mais calmos e logo pegamos no sono? Além do sabor delicioso, diga-se de passagem. E convenhamos, não dá para tomar um chá quentinho no verão! Aproveite enquanto é inverno! 

Cultive espécies que só florescem no inverno

Flores lindas, como Narciso, Cravina e Tulipa só florescem quando o tempo está frio. Para você que gosta de plantas, cultive estas espécies e espere até o inverno chegar, vai valer a pena! Talvez a tulipa seja mais difícil, mas caso queira comprar uma, certamente vai durar mais tempo, principalmente se você mantê-la dentro da sua geladeira... Só mesmo o inverno para lhe proporcionar o cultivo de flores dentro do refrigerador!

Observar estrelas

Uma das melhores coisas relacionadas ao inverno são as noites limpas e repletas de estrelas. A menor quantidade de nuvens e umidade proporciona um cenário magnífico para os observadores do céu, que podem permanecer mais tempo contemplando e estudando os planetas, estrelas e nebulosas. 

Veja ainda que cada estação do ano pode ser reconhecida através de constelações "chaves", que são grandes e de fácil localização, formadas por estrelas brilhantes, e que geralmente podem ser vistas até mesmo em regiões com alto nível de poluição luminosa, como São Paulo. Então, corra para sua janela e tente localizar a Constelação de Escorpião, e as estrelas Antares, Shaula e Lisat. Para os amantes do céu, vale a pena investir num telescópio, que agradará certamente a todos, desde as crianças até a namorada!

Dormir Melhor

Enquanto no verão você acorda várias vezes suado e possivelmente perturbado por algum mosquito, no inverno você consegue ter as tão 8 horas de sono sem nenhum problema, não é mesmo? O clima aconchegante do frio, aliado ao seu cobertor, proporciona um relaxamento absurdo...então, apague as luzes e bons sonhos!

Não perca a hora! O início do inverno é dia 21 de junho! Preparada para aproveitar?
 

FESTA JUNINA

Depois do Carnaval, as Festas Juninas são a maior expressão da cultura brasileira, já que reúnem danças e pratos tipicamente brasileiros, e possuem grande apelo popular, principalmente na Região Nordeste.

A festa é uma homenagem a três santos da Igreja Católica: Santo Antônio (13/06), São João (24/06) e São Pedro (29/06). Mas independente de religião, a mensagem principal deste evento é brincar e se divertir, seja dançando quadrilha, subindo no pau de sebo ou pulando fogueira.

Aliás, já pensou em juntar todo mundo numa festa junina na sua casa? A fantasia mais bonita ganha uma prenda!

Uma atração obrigatória de Festa Junina é a quadrilha: utilize um espaço bem amplo. Caso tenha uma sala grande, retire os móveis e deixe o espaço livre, mas se possuir uma área externa ou queira utilizar o salão de festas do prédio, melhor ainda!

Prepare a decoração: no teto, pendure as bandeirinhas coloridas, que são vendidas em casas especializadas. Nesses lugares também são comercializados balões e lanternas, que valorizarão muito o ambiente. E não se preocupe em combinar, porque festa junina precisa ser a mais colorida possível.

Nas paredes, decore com imagens dos Santos homenageados e separe um canto do salão que será a cadeia: prepare um cercadinho entrelaçando vários tecidos coloridos e prenda todos os seus amigos lá!

Providencie uma mesa grande onde os quitutes serão colocados: cuscuz, pipoca, pé de moleque, bebidas e o que mais você quiser. Aliás, alguns docinhos podem até ser colocados dentro de um chapéu de palha, como se este fosse a bandeja. Só tome cuidado para que os alimentos não entrem em contato com a palha. Para isso, forre o chapéu com guardanapos, mini toalhinhas coloridas ou outro material ao seu alcance.

Cubra a mesa com uma toalha xadrez, e enfeite com laços de cores vibrantes e renda. Numa mesinha ao lado, disponibilize papéis bonitos com envelopes, para quem quiser enviar um correio elegante!

Tenha também mesas e cadeiras disponíveis para seus convidados, de preferência de madeira, para dar um ar mais rústico de campo.  Deixe um enfeite em cada mesa, que podem ser garrafinhas com corações feitos de feltro e juta.

Deixe um espaço amplo liberado para as pessoas transitarem, este espaço será utilizado também para a quadrilha, que será o ponto alto da noite! Enfeite a área com lâmpadas pisca-pisca de diversas cores, isto ajudará a criar um clima de interior aconchegante, e não esqueça de separar as músicas e checar o som. Tudo pronto, junte os pares e inicie o arraial!
 

Dia dos namorados

Dia dos namorados

Doze de junho, Dia dos Namorados! Quem não gosta de comemorar esta data cheia de carinho, amor e dengo? Algumas pessoas inclusive não admitem estarem sozinhas nesta data de jeito nenhum e precisam arranjar alguém para chamar de “seu”.

Além disso, este dia é cheio de declarações apaixonadas, casais demonstram aquele sentimento especial de uma forma ainda mais especial, se entregando à paixão de vez! Pensando nisso, preparamos dicas bem legais para você curtir o dia 12. Vamos conferir?

Para os amantes que ficarão em casa, que tal arrumar o quarto para uma noite quentinha e cheia de romance? Pegue os filmes favoritos do casal, mas ao invés da tradicional pipoca, prepare uma tábua de queijos variados e deixe a mesma em uma mesinha ao lado da cama. Escolha um bom rótulo de vinho (os tintos harmonizam bem com queijos) e capriche na sobremesa (que tal um brownie com calda de frutas vermelhas?).

Cardápio montado, vamos cuidar do quarto: escolha uma roupa de cama que chame atenção (como a linha de colchas Arabesque, da Camesa) e deixe tudo bem confortável, caprichando na escolha dos travesseiros e almofadas, estas últimas, devem ter capas bem bonitas e que combinem com a decoração do ambiente. Se estiver muito frio, disponibilize uma manta extra para o seu par, para ele ficar quentinho ao lado da pessoa amada!

Uma outra dica bem legal é deixar um roupão de banho separado, caso seu amado ou amada queira tomar um banho sem passar frio! Aliás, esta é uma ótima dica de presente para esta data, não acham? Se quiser, monte um kit: para homens, dê o roupão com produtos para a barba. Para mulheres, presenteie-a com o roupão e o perfume predileto dela.

E, caso queira usar este dia para pedir o amor da sua vida em casamento, que tal presentear com um dos nossos tapetes de porta? O modelo “doce lar” com um coração seria o ideal: arranje uma caixa legal para colocar o capacho juntamente com a aliança. Por um momento, seu amor vai olhar o tapete e talvez não vá nem perceber o que está acontecendo, mas quando ver a aliança, perceberá que existe alguém querendo passar o resto da vida ao seu lado! E além de tudo, o tapetinho de porta representará a casa de vocês, a vontade de dividir todos os dias e construir uma família. Depois, é só ouvir o “sim” e comemorar!

Desejamos a todos os casais um lindo dia dos namorados! E mesmo para os que estão solteiros, não se preocupem, porque o amor sempre vem. Sem medo de amar e ser feliz. Aproveitem o amor e o carinho especial.

Validade das roupas de cama

Validade das roupas de cama

Quando vamos ao mercado, a primeira coisa que fazemos ao colocar um produto no carrinho é verificar se o mesmo está dentro do prazo de validade ou em bom estado de conservação. Só que alguns itens da casa não vêm com este “rótulo” informativo, e quando percebemos, itens que já deveríamos ter trocado faz tempo, ainda permanecem no mesmo lugar, muitas vezes prejudicando a nossa saúde.

Hoje falaremos de utilitários que fazem parte do nosso dia a dia, e por isso  às vezes não sabemos a hora certa de descartá-los ou lavá-los. Aposto que você vai se surpreender com alguns prazos!

Travesseiros - devem ser trocados a cada dois anos, desde que conservação seja feita de maneira correta: sacuda-os todos os dias e sempre utilize um protetor antes de colocar a fronha. Se não tiver protetor, use duas fronhas. Cuide das lavagens: a fronha deve ser trocada semanalmente, e o protetor de 15 em 15 dias. Importante: travesseiros usados devem ser descartados, não servem para doação, devido à grande quantidade de ácaros acumulada com o tempo.  

Roupas de cama – troque sempre uma vez por semana, no mínimo. Caso seja uma pessoa que transpira bastante durante o sono, 3 dias já são o suficiente. Se possível, deixe sempre os lençóis secarem ao ar, pois isto evita proliferação de bactérias. Também deixe o quarto sempre arejado, para evitar mofo e umidade. Aproveite o momento de trocar os lençóis para retirar o pó que tiver acumulado na superfície de seu colchão e assim você o manterá sempre em perfeitas condições.

Panos de prato - os dados assustam, pois um pano de prato usado o dia todo em uma cozinha abriga cerca de quatro bilhões de germes vivos, ou seja, seis vezes mais que as bactérias do vaso sanitário. Então, não tem desculpa: lave seus panos de prato todos os dias.

Toalhas de banho - o ambiente quente e úmido do banheiro é um grande proliferador de bactérias. Portanto, sempre que usar sua toalha, deixe-as secar em um local arejado, com muita ventilação. E nada de compartilhar suas toalhas, pois elas podem apresentar vírus e bactérias causadoras de doenças na pele, como o famoso “pé de atleta”. O ideal é trocá-las de 3 em 3 dias.

3005-blog.png

Escova de dentes - troque a cada três meses, sem discutir! Além do fato de conter milhões de bactérias e estar em contato direto com a nossa boca todos os dias, uma escova de dentes gasta não faz uma boa limpeza nos dentes, o que pode causar algumas doenças como gengivite.

Colchão - quando trocar sua roupa de cama, aproveite para deixar o colchão “respirando um pouco” – 30 minutos já são o suficiente. E de 6 em 6 meses , vire-o para o outro lado. Colchões de boa qualidade podem durar até cinco anos.

Edredom - no caso do edredom, procedimento de lavagem normal, porém, levam-se 3 dias para ficar sequinho: dois  ao sol e um na sombra. Na hora de guardar, coloque o edredom dentro de uma fronha, nunca em sacos plásticos, pois a alteração de temperatura ao longo do  dia pode refletir dentro do saquinho e fazer com que o edredom mofe.

Casa quentinha no inverno

Casa quentinha no inverno

Que o inverno é a estação mais fria do ano, todo mundo já sabe. Mas você sabia que os meteorologistas estão prevendo para este ano uma estação muito mais rigorosa do que o habitual? Sim, teremos dias bem gelados, ótimos para ficar debaixo das cobertas tomando um café bem quentinho... Mas, felizmente, a vida não é só ficar deitada o dia todo na cama, e por isso trazemos dicas ótimas para que você possa deixar toda a sua casa quentinha e aconchegante pro inverno que se aproxima...Aproveite!

Abuse dos Tapetes

Boa quantidade de calor é perdida pelo chão, principalmente se o seu revestimento é de porcelana ou similar. Para ajudar nessa questão, abuse dos tapetes, que criam algumas camadas de isolamento, ideais para manter a temperatura por mais tempo, sem falar que dão um visual bem bonito ao seu ambiente.

Aposte nos Tecidos

Aqui o segredo é trocar o tecido por um mais quentinho. Usou uma capa de almofada de seda no verão? Use uma de lã no inverno. Você vai sentir a diferença! O mesmo vale com as roupas de cama, cortinas, mantas e até com o sofá: escolha tecidos mais grossos e quentes, como os flanelados e aveludados. No caso específico do sofá, o de couro “gela” bem mais que um de tecido – e por isso a sugestão de uma capa mais quentinha. Para as cortinas, não somente tecidos mais grossos ajudam, mas também aqueles com tramas mais fechadas.

Pinturas em Cores Quentes

As cores mais quentes e escuras, além de deixarem o ambiente mais aconchegante, são ótimas para conter o calor. Com uma retenção mais eficaz, a liberação de calor torna-se mais lenta, o que mantém o seu lar aquecido por um tempo maior. Mas preste atenção: se o seu imóvel é muito pequeno, esta pode ser uma opção não muito boa, afinal, cores escuras dão a impressão de espaços menores. Neste caso, use o papel de parede, que mesmo na cor clara, cria uma camada de isolamento.

Muitos móveis

Os móveis também retém calor, e por isso, quanto mais você tiver, melhor para se esquentar! Móveis até o teto, como guarda-roupas e estantes, podem ser ótimas opções. A madeira é um isolante térmico natural, portanto, não deixará o calor se propagar tão facilmente.

Lareira Portátil

Caso queira complementar as sugestões acima, invista em uma lareira portátil! Pequenas e funcionais, ainda servem como lindos objetos de decoração ou incrementar aquele encontro romântico! E o melhor, você pode levá-las para onde quiser: quarto, sala, escritório...onde o frio estiver!

Enquanto o frio não chega e a gente se prepara, aproveitamos para curtir aquele sorvetinho e as noites ao ar livre, afinal, no inverno isto torna-se mais raro, né?